Você sabe dos riscos de automedicação seu pet?

A automedicação é uma hábito muito comum e perigoso. Segundo pesquisa do Conselho Federal de Farmácia, 77% dos brasileiros fazem uso de medicamento sem avaliação de um profissional de saúde. E os maiores influenciadores, segundo a mesma pesquisa são familiares, amigos e vizinhos.
Na prática veterinária não é diferente:
– “Minha vizinha disse….”
– “O cachorro do amigo da minha tia teve a mesma coisa”
– “O gato do meu irmão teve sintomas idênticos”.
O fato é que sintomas comuns (febre, falta de apetite, queda de
pelos, diarreia, mudança na coloração da urina, entre outros) estão relacionados a muitas doenças e situações. E só um médico veterinário pode avaliar e determinar um tratamento.
No caso dos pets a automedicação é ainda mais grave: medicamentos extremamente seguros para os humanos, podem ser letais para cães e gatos (como o paracetamol, por exemplo); e muitos medicamentos seguros para cães podem ser letais para gatos (e vice versa).
Além disso mesmos medicamentos seguros para cães e gatos usados da maneira errada ou frequentemente, podem trazer consequências irreversíveis a médio e longo prazo. Veja alguns exemplos:
• Antibióticos quando utilizados num período menor do que o necessário pode criar bactérias resistentes;
• O uso frequente de anti-inflamatórios pode gerar gastrite, doença renal, hepática e até levar a morte;
• Antiácidos podem mudam o pH natural do estomago e abrir espaço para patógenos oportunistas ;
• O uso em doses erradas de algumas vitaminas pode gerar hipervitaminose;
• Até os mais seguros antitérmicos podem mascarar sintomas de doenças mais graves.
Por isso em caso de sintomas indesejados ou suspeitas de doenças procure um médico veterinário.
E caso ele prescreva um medicamento para seu cão ou gato, procure uma farmácia veterinária.

Se precisar medicar seu animal de estimação, entre em contato conosco pelo WhatsApp (19) 998227855 ou ligue (19) 3722-7855. Estamos no endereço: Rua Dr. Oswaldo Cruz, 395 Campinas, São Paulo