O que é gengivite em gatos?

Gengivite em gatos: saiba mais como ajudar na saúde bucal do seu felino

Mais o que é gengivite em gatos? é uma inflamação das gengivas, geralmente causada pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Se não for tratada, a gengivite pode levar a problemas periodontais mais graves, como periodontite e perda de dentes.

Sintomas da gengivite em gatos:

• Gengivas vermelhas, inchadas ou sangrando
  • Mau hálito
  • Dificuldade em comer
  • Perda de apetite
  • Salivação excessiva
  • Esfregar a boca nas patas ou móveis

Quais as causas?

• Acúmulo de placa bacteriana e tártaro
  • Doença renal
  • Vírus da leucemia felina (FeLV)
  • Vírus da imunodeficiência felina (FIV)
  • Dieta inadequada

Diagnóstico da gengivite em gatos:

O diagnóstico é feito por um veterinário durante um exame físico da boca do animal. O veterinário pode também realizar exames de sangue e raio-X para descartar outras doenças.

Tratamento da gengivite em gatos:

O tratamento depende da gravidade da doença. Em casos leves, a limpeza profissional dos dentes pode ser suficiente. Em casos mais graves, podem ser necessários antibióticos, anti-inflamatórios e até mesmo a extração de dentes.

Prevenção da gengivite em gatos:

A melhor maneira de prevenir  é escovar os dentes do seu animal regularmente. Você também pode oferecer ao seu gato uma dieta saudável e evitar dar-lhe alimentos que contribuem para o acúmulo de placa bacteriana, como biscoitos e guloseimas.

Gengivite em gatos é um problema sério que pode levar a perda de dentes e outros problemas de saúde. Leve seu gato ao veterinário regularmente para exames e limpezas dentárias para manter sua boca saudável.

Palavras-chave:

gengivite em gatos, saúde bucal felina, placa bacteriana, tártaro, doença periodontal, mau hálito, dificuldade em comer, perda de apetite, salivação excessiva, esfregar a boca, doença renal, diabetes, FeLV, FIV, dieta inadequada, exame físico, exames de sangue, raio-X, antibióticos, anti-inflamatórios, extração de dentes, escovar os dentes, dieta saudável, biscoitos, guloseimas.