Dr. Andre Kater – Minha história

 

Sou farmacêutico por paixão. Sou também um apaixonado pela natureza e por animais.

Dentro da minha profissão, tenho orgulho de ser o primeiro farmacêutico de Campinas a atuar no tratamento dos nossos amigos de quatro (ou duas) patas.

Em 2013, eu e o Romney abrimos a PRIMEIRA farmácia veterinária de Campinas. Não existiam cursos e poucas eram as informações sobre a farmacologia veterinária aplicada em uma farmácia de manipulação. Me debrucei em livros de veterinária, em estudos e artigos do exterior, em pesquisa e desenvolvimento dentro do laboratório.

Nos últimos anos, a procura por tratamento personalizado para pets cresceu muito, e com o crescimento vieram os cursos, palestras, workshops e livros nesta área.

Com certeza investi mais de 2000 horas em estudos.

Mas minha paixão pela Farmácia começou no final da década de 90, quando ingressei em uma multinacional americana como propagandista.

Imersão de 7 dias em um hotel, técnicas de abordagem, persuasão, vendas, postura, resumo de bula, estudos comparativos com medicamentos concorrentes. O objetivo era o fechamento, a prescrição. Mas o que mais me fascinava era a farmacotécnica, os mecanismos de ação, a farmacologia e efeitos adversos. Ali, sem eu saber, iniciava minha jornada.

Com o tempo e o conhecimento, vieram os questionamentos:

  • Por que tomamos medicamentos que a lista de efeitos colaterais é muito maior que a lista de benefícios?
  • Por que tomar um medicamento para cortar o efeito colateral de outro?
  • Por que compramos medicamentos em quantidade superior ao tempo de tratamento (inclusive antibióticos)?
  • Por que consumimos tantos medicamentos “tarja preta”? (Alguns destes ativos causam dependência maior ou igual de drogas ilícitas como cocaína.)
  • Por que a dose usual de 95% dos medicamentos é a mesma para homens e mulheres, independente de peso e idade?

Aos poucos trabalhar na indústria farmacêutica foi perdendo o sentido.

Foi quando em 2000 abracei a oportunidade de trabalhar na maior distribuidora de insumos farmacêuticos para farmácias de manipulação da América Latina. Foi meu primeiro contato com o universo das Farmácias Magistrais.

E que magnifico é este universo: a personalização de dose, a associação de vários ativos em uma dose, a possiblidade de fazer a quantidade exata para o tratamento, a fitoterapia, a homeopatia, os florais. Uau! Tudo respondia aos meus questionamentos.

Sim, as farmácias de manipulação são “mini-indústrias” capazes de fazer medicamento na dose personalizada, na quantidade necessária e associando dois ou mais ativos farmacologicamente compatíveis.

Nesta distribuidora tive a oportunidade de conviver com muitos farmacêuticos que me incentivaram a fazer graduação nesta área.

Em 2002, ingressei na faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Paulista em Campinas onde me formei em 2007 entre os 5 melhores alunos da turma.

Em 2012, o Romney (que tinha trabalhado comigo) me convidou para abrir a primeira farmácia de manipulação exclusivamente veterinária de Campinas. Muitos desafios, muitas oportunidades. Dois ingredientes que gosto muito.

De lá para cá dei palestras, ajudei muitos veterinários e tutores e conquistei a cadeira de professor de farmacologia na primeira pós-graduação em Nutrologia Veterinária de Campinas no IMAN.

E pretendo me dedicar pelo resto da minha vida aos cuidados com a saúde e prevenção de doenças dos nossos amigos de 4 (ou 2) patas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *