Gato Bobtail japonês

O Bobtail Japonês é um gato carinhoso e amigável, mais conhecido por sua natureza doce, personalidade suave e cauda de pom-pom inimitável. 

Essa raça de gatos Bobtail Japonês, são gatinhos tranquilos, gentis e divertidos que realmente apreciam cada momento com seus tutores.

Qual é a origem da raça de gatos Bobtail Japonês?

O Bobtail Japonês é cercado por muitas lendas e tradições. No Japão é símbolo de boa sorte representado como um gato tricolor com uma pata acenando e uma cauda cortada, O Bobtail também  é retratado na arte e em escrituras que datam,pelo menos, 1.000 anos. Ele é uma raça natural (não modificada pelo homem). Bobtails japoneses foram importados pela primeira vez para os Estados Unidos em 1968. Bobtails de pêlo curto foram reconhecidos pela Cat Fanciers Association em 1976, seguidos por Bobtails de pêlo comprido em 1993.

E como é o seu comportamento?

O Bobtail Japonês é ativo e inteligente. Não é incomum encontrá-lo jogando a pata na água, carregando brinquedos ou brincando de pegar. Ele é muito curioso e adora explorar.

Bobtails japoneses são “falantes”, comunicando-se com uma ampla variedade de gorjeios e miados. Suas vozes são descritas como quase cantadas. São gatos extrovertidos que se dão bem com crianças e outros animais de estimação(incluindo cães) e se adaptam a viagens com facilidade. Eles amam as pessoas e muitas vezes são vistos andando no ombro para que possam supervisionar tudo o que está acontecendo.

O Bobtail Japonês é altamente inteligente. Desafie seu cérebro ensinando-lhe truques e fornecendo-lhe brinquedos de quebra-cabeça que o recompense com ração ou guloseimas quando ele aprender a manipulá-los.

Escolha sempre um gatinho de um criador que crie ninhadas em sua casa e cuide delas desde tenra idade. Conheça pelo menos um e, idealmente, ambos os pais para garantir que eles tenham bom temperamento.

E quais são as características do Bobtail Japonês?

O Bobtail Japonês é considerado um gato de porte médio, podendo alcançar até 4,5 kg. Com  um corpo magro, longo e forte, ele é muito elegante. Do alto de sua cabeça triangular, orelhas grandes acentuam seu semblante curioso e atento. Já os olhos, levemente ovais, entregam sua origem oriental e podem ser de qualquer cor, no entanto, os azuis e os com duas cores diferentes (heterocromia) são os mais apreciados.
A cauda é única não apenas para a raça, mas para cada gato individualmente. Isso deve ser usado como uma diretriz, em vez de promover um tipo específico de cauda entre os muitos que ocorrem dentro da raça. A cauda deve ser claramente visível e é composta por uma ou mais curvas, ângulos ou dobras ou qualquer combinação destes. A extensão mais distante do osso da cauda do corpo não deve ter mais de três polegadas. A direção em que a cauda é portada não é importante. A cauda pode ser flexível ou rígida e deve ter tamanho e forma que se harmonize com o resto do gato.

Curiosidade sobre a raça:

Não há duas caudas iguais. A cauda em forma de ponta que ocorre naturalmente para a raça pode ser dobrada e desdobrada de diferentes maneiras, e diz-se que nenhuma cauda pode se assemelhar a outra.

O Bobtail Japonês não está relacionado com outros gatos de cauda curta. Apesar de compartilhar uma característica tão proeminente e semelhante, não, o Bobtail Japonês não é geneticamente semelhante a outros gatos de cauda curta, como Bobtail Americano ou Manx. Eles não compartilham a mesma mutação genética para caudas cortadas.

Quais cuidados precisam ter com o Bobtail Japonês?

Em geral, o Bobtail Japonês é uma raça de gato bastante saudável, com poucos problemas médicos. Sua cauda torcida não é associada a nenhum problema de saúde. No entanto, esses gatos podem ser propensos à obesidade, então você pode ficar de olho para que ele não coma demais! Banhos semanais são suficientes em termos de cuidados com a pelagem.

Em média, sua vida útil é de 9 a 15 anos.

Sobre a Only Vet:

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)