Alzheimer em animais – Disfunção Cognitiva Canina (DCC)

Este mês é dedicado ao Alzheimer em animais, um termo popular para a disfunção cognitiva canina e felina.

Seu cão está exibindo algumas mudanças comportamentais estranhas? Não se lembra de rotinas? Parece desorientado ou confuso? Trocando o dia pela noite? É possível que seja o início de uma disfunção cognitiva. Mas o que é disfunção cognitiva canina? Como isso afeta nossos amigos?

O que é Disfunção Cognitiva Canina (DCC)?(Alzheimer canino)

O DCC (popularmente conhecido como Alzheimer canino) é um distúrbio cognitivo (relativo à percepção e memória) em cães associado a efeitos semelhantes aos da doença de Alzheimer em humanos. É uma condição relacionada ao envelhecimento do cérebro de um cão, que leva a mudanças no comportamento e afeta principalmente a memória, o aprendizado e a compreensão. Sinais clínicos de demência são encontrados em 50% dos cães com mais de 11 anos.

Quais são os sintomas e sinais da Disfunção Cognitiva Canina? (Alzheimer canino)

Os sintomas são extensos, variando de leves a graves à medida que a doença progride. Os sintomas iniciais da DCC são leves, mas pioram gradualmente ao longo do tempo.  Abaixo estão os sintomas mais comuns:

• Desorientação e confusão – Parecendo perdido ou confuso em ambientes familiares
  • Ansiedade
  • Não lembrar rotinas e treinamentos previamente aprendidos ou regras da casa
  • Não responde mais ao seu nome ou comandos familiares
  • Irritabilidade extrema
  • Diminuição do desejo de jogar
  • Vagando sem rumo
  • Olhando fixamente para as paredes ou para o nada
  • Lento para aprender novas tarefas
  • Falta de auto limpeza
  • Perda de apetite
  • Alterações no ciclo do sono, como acordar à noite e/ou dormir durante o dia

Os primeiros sinais da Disfunção Cognitiva Canina podem ser difíceis de detectar. Muitas vezes, eles podem ser mal interpretados como “sinais do envelhecimento”. No entanto, o reconhecimento precoce é muito importante e todos os donos de cães devem estar atentos a versões leves dos sintomas listados acima.

Lembre-se de procurar sempre um médico veterinário caso seu cão apresente algum dos sintomas!

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855