A medicina integrativa é complementar a medicina tradicional

A Medicina Tradicional tem como base inibir ou eliminar os sintomas: a maioria das drogas sintéticas são reproduções de princípios ativos específicos presentes em elementos da natureza.

Geralmente tem grande especificidade e efeito rápido. Atuam inibindo ou estimulando reações bioquímicas responsáveis por um determinado sintoma.

A doença é maior e mais complexa do que o sintoma. Envolve movimento, situações emocionais, alimentação e hábitos. E isso não é uma condição humana…é uma condição animal!

Com o Diagnóstico Precoce é preciso, o médico veterinário consegue relacionar a doença com hábitos, alimentação e condição emocional. E a Medicina Tradicional só atua na parte física.

Por isso a importância da Medicina Integrativa:

1.O combate ao sedentarismo faz parte da Medicina Integrativa;

2.A atenção a eventos passados que geram desequilíbrios emocionais em cães e gatos faz parte da Medicina Integrativa;

3.A orientação sobre hábitos alimentares nocivos e o estímulo à alimentação saudável e apropriada a cães e gatos faz parte da Medicina Integrativa.

4.O uso adequado de nutracêuticos, fitoterápicos, vitaminas e minerais também faz parte da Medicina Integrativa.

Só a implementação dos 3 primeiros associados com a Medicina Tradicional já trará resultados impressionantes.

O Tratamento Integrativo deve equilibrar o uso de Nutracêuticos, Fitoterápicos, Vitaminas e Minerais.
Os alimentos e as plantas medicinais “in natura” contém vitaminas, minerais e compostos bioativos em pequenas quantidades. Por isso são muito eficazes na profilaxia e na prevenção de algumas patologias veterinárias.

Processos tecnológicos extraem compostos bioativos dos alimentos que chamamos de nutracêuticos; e das plantas medicinais são extraídos compostos bioativos que chamamos de fitoterápicos. Ambos têm a capacidade de tratar e curar doenças.

A Vitaminas são compostos orgânicos e os minerais são compostos inorgânicos presentes nos alimentos e disponíveis em farmácias veterinárias para serem suplementados.

O equilíbrio destes 4 elementos (Nutracêuticos, Fitoterápicos, Vitaminas e Minerais) na prescrição veterinária é a chave do sucesso no tratamento integrativo.

E a base deste sucesso é a adesão do tutor ao tratamento, seguindo à risca todas as orientações.

Quer saber mais? Fale comigo!

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855