Hipoplasia Cerebelar em Cães e Gatos

A hipoplasia cerebelar é uma doença que denota um desenvolvimento inadequado do cerebelo, uma seção do tronco encefálico amplamente responsável pela modulação dos impulsos motores.

Cães e gatos afetados pela hipoplasia cerebelar, portanto, não conseguem se mover normalmente, especialmente quando se trata de manter o equilíbrio, a postura e a coordenação normais.

Embora a hipoplasia cerebelar seja mais comumente considerada como uma doença hereditária congênita em cães, os gatinhos podem adquirir esta doença no útero se as cadelas e gatas grávidas forem infectadas ou vacinadas contra doenças infecciosas específicas (especialmente após infecção por panleucopenia ou vacinação em gatos).

Toxinas, deficiências nutricionais e infecções também podem levar à hipoplasia cerebelar em cães e gatos.

O prognóstico para pacientes com hipoplasia cerebelar depende do grau em que eles são afetados. Como a doença tende a não progredir, animais de estimação afetados com capacidade de desempenhar funções básicas de forma adequada para desfrutar de uma boa qualidade de vida têm um excelente prognóstico.

Uma doença genética conhecida como abiotrofia cerebelar também é responsável por sintomas semelhantes em cães e gatos. Esta doença é distinta, no entanto, na medida em que leva à morte progressiva de neurônios específicos encontrados no cerebelo. Como tal, leva a uma deterioração gradual e carrega um prognóstico muito ruim.

Quais são os sintomas da hipoplasia cerebelar?

Filhotes caninos afetados por causas hereditárias e/ou congênitas de hipoplasia cerebelar tendem a apresentar sintomas dessa doença muito cedo, geralmente assim que conseguem deambular. Gatinhos, no entanto, geralmente são assintomáticos ao nascimento.

Tremores, balançando a cabeça, falta de equilíbrio e coordenação generalizada, movimentos exagerados (especialmente ao deambular) e uma postura ampla são observados.

O diagnóstico é obtido principalmente pela observação dos sinais clínicos, história de infecção ou vacinação materna e raça. Testes para descartar outras causas de sintomas semelhantes devem sempre ser realizados. Uma ressonância magnética, em particular, pode ser de benefício único.

Quais são as  raças que podem ter hipoplasia cerebelar?

A versão congênita e hereditária da hipoplasia cerebelar observada em caninos foi relatada em  Chow Chows . Outra versão também foi relatada em  Irish Setters  e  Wirehaired Fox Terriers .

Ainda outra versão hereditária da hipoplasia cerebelar, também se presume ter uma base genética. Esta última condição é tecnicamente chamada de “ataxia cerebelar” e é observada em Fox Terriers.

Estudos apontam que, nos cães, a doença costuma ser mais frequente em determinadas raças, como  Lhasa Apso,  Samoieda, Setter Irlandês,  Chow Chow,  Fox Terrier e  Husky Siberiano. Nos gatos a doença é causada pela panleucopenia felina (parvovírus felino) e a transmissão é intrauterina (quando a mãe transmite para o feto).

Qual o tratamento para a doença hipoplasia cerebelar?

Não há tratamento conhecido para esta condição. Os cuidados de suporte podem melhorar ligeiramente os sintomas em alguns casos.

E como prevenir essa doença?

Para formas hereditárias da doença, a seleção cuidadosa de candidatos a melhoramento é necessária, uma vez que esta doença torna sua presença conhecida no contexto de um programa de melhoramento. Para outras formas congênitas desta doença (entre outras), é crucial evitar a vacinação, infecção, desnutrição e toxinas durante a gravidez.