Saiba quais são as 9 substâncias venenosas mais comuns para cães

Você sabia que algumas substâncias podem ser venenosas para seu cão?

Abaixo listamos algumas dessas substâncias venenosas.

• Ibuprofeno:

Podem causar úlceras e em doses crescentes de ibuprofeno podem levar à insuficiência renal e, se não forem tratadas, podem ser fatais. Os cães podem parar de comer, tem vômitos, fezes pretas, dores abdominais, fraqueza, um sono profundo, aumento da sede e aumento na necessidade de urinar.

• Antidepressivos:

São os mais perigosos, pois podem afetar o coração e o sistema nervoso central em poucos minutos e ser fatais se não forem tratados imediatamente, dependendo da quantidade ingerida e do tamanho do cão.

• Xilitol:

O xilitol é um adoçante natural que  pode puxar a água para os intestinos ou pode ser fermentado por bactérias presentes nos intestinos. O xilitol é extremamente tóxico para os cães. Mesmo pequenas quantidades de xilitol podem causar hipoglicemia  que é  a baixa de açúcar no sangue, convulsões, insuficiência hepática ou até mesmo a morte em cães.

• Chocolate:

O chocolate é venenoso para os cães principalmente devido ao seu teor de teobromina que faz parte da família da cafeína, que os cães são incapazes de metabolizar de forma eficaz, podendo causar vômitos, diarréia, aumento da sede, respiração ofegante ou inquietação, urinária excessiva e batimentos cardíacos acelerados. Em casos mais graves, os sintomas podem incluir tremores musculares, convulsões e insuficiência cardíaca.

• Tulipas:

São consideradas tóxicas para os pets, e podem causar vômitos, diarréia e baba se ingeridos. Com grandes ingestões, sintomas mais graves, como aumento da frequência cardíaca, alterações na respiração e dificuldade para respirar. Se você suspeitar que seu cão ingeriu tulipas (principalmente os bulbos), entre em contato com seu veterinário para obter recomendações de tratamento.

• Hidrocarbonetos:

Os hidrocarbonetos consistem em produtos químicos como petróleo, que contêm um grupo de hidrogênio e carbono como seus principais constituintes. Alguns desses produtos são, às vezes, misturados com anticongelante que pode ser mortal para cães e gatos após a ingestão.

• Veneno de rato:

Impedem seu cão de coagular o sangue. Isso pode causar sangramento em qualquer parte do corpo, de um modo geral, é visto como sangramento nas gengivas, nariz ou pode haver sangue nas fezes ou na urina do seu cão. Fique atento também a respiração rápida, respiração ofegante, vômito com sangue ou diarreia, convulsões, perda de consciência e fraqueza extrema.

• Inseticidas:

O envenenamento por pesticidas afeta negativamente o cão, afetando negativamente o sistema nervoso central, inibição de enzimas do sistema nervoso central e causar queimaduras químicas na pele e na boca ou nos olhos.

• Fertilizante:

Grandes ingestões de fertilizantes podem atingir o  estômago, resultando em obstrução intestinal ou inflamação grave e dolorosa do pâncreas (pancreatite). Se você acha que seu pet foi exposto a fertilizantes, entre em contato com seu veterinário.

Sobre  a Only Vet: