Cane Corso – grandes e leais

O cane corso é uma grande e digna raça de cães italianos que é extremamente leal e se destaca em tarefas de trabalho. 

Cane Corsos são poderosos e atléticos, mais adequados para pais de animais de estimação experientes que têm quintais grandes e seguros. Eles definitivamente precisarão de seus humanos para lhes dar uma tarefa; caso contrário, eles podem encontrar suas próprias maneiras de reduzir o tédio – provavelmente com comportamento destrutivo. Se você pode dar ao seu cão muito espaço, exercício e treinamento, então esta pode ser a raça para você!

Qual é a origem da raça Cane Corso?

O Cane Corso é um dos muitos cães da família do Mastiff. Este foi desenvolvido na Itália e diz-se que descende dos cães de guerra romanos. Ele é mais leve do que seu primo, o Mastim Napolitano , e foi criado para caçar, guardar propriedades e ser um trabalhador agrícola completo. Seu trabalho incluía reunir porcos ou gado e ajudar a levá-los ao mercado.

A palavra “cane”, é claro, é latim para cachorro e deriva da palavra “canis”. A palavra “corso” pode vir de “cohors”, que significa guarda-costas, ou de “corsus”, uma antiga palavra italiana que significa robusto ou robusto.

A raça declinou à medida que a agricultura se tornou mais mecanizada e chegou perto da extinção, mas a partir da década de 1970 os criadores de cães trabalharam para reconstruir o Corso. A Sociedade Amatori Cane Corso foi formada em 1983, e a Federação Cynologique Internationale reconheceu a raça em 1996.

Um homem chamado Michael Sottile importou a primeira ninhada de Cane Corsos para os Estados Unidos em 1988, seguida por uma segunda ninhada em 1989. A International Cane Corso Association foi formada em 1993. Eventualmente, o clube da raça buscou o reconhecimento do American Kennel Club , que foi concedido em 2010. A raça é agora regida pela Associação Cane Corso da América .

Qual é a caracteristica da raça Cane Corso?

Grande, musculoso e de aparência um tanto majestosa, o tamanho e a força do cane corso são suas características dominantes – e, é claro, uma das razões pelas quais ele é uma escolha popular para cuidar de seus tutores e propriedades. Uma fêmea cane corso adulta geralmente pesa de 40 a 45 kg, enquanto um cane corso macho pode pesar até 50 kg.

Você o conhecerá por seu peito largo, crânio largo e testa enrugada. Muitas vezes você os verá com orelhas cortadas, embora essa prática seja controversa – é puramente por razões estéticas e não tem benefícios comprovados para a saúde do animal. Além disso, suas orelhas de abano dão a eles um visual particularmente fofo.

Quando se trata de cores do cane corso, a pelagem curta e de duas camadas do cão pode ser preta, cinza, fulva, vermelha ou tigrado. A textura da pelagem é áspera, grossa e às vezes tufada – e alguns até a comparam à pelagem de uma vaca. Os olhos amendoados do cão variam de cor e podem ter diferentes tons de marrom, ou até um amarelo ou azul marcante.

Qual é o temperamento e comportamento da raça Cane Corso?

O Cane Corso tem um temperamento vigoroso, pronto para enfrentar qualquer desafio. Esse tipo de temperamento pode ser uma faca de dois gumes. Com um tutor confiante, consistente, que oferece boa liderança e impede o cão de ser dominante, o Cane Corso pode ser um excelente cão de família pois normalmente não é agressivo, mas nas mãos erradas pode tornar-se agressivo e ser um perigo para o público.

O Cane Corso ideal é dócil e carinhoso com sua família, inclusive com as crianças . Para levá-lo a esse ponto é preciso socialização e treinamento desde cedo. Este cão não vai se dar bem em uma casa com quem tem medo ou não gosta de cães ou é incapaz de lidar com um cão grande .

O Cane Corso é altamente inteligente. Combine isso com sua natureza firme dele, e é fácil ver como ele poderia dominar a casa sem uma liderança e limites. Ele irá testá-lo para ver até onde ele pode ir. É importante que ele saiba desde o início quais são as regras e garantir que todos os membros da família também entendam as regras. Institua uma política de “nada na vida é de graça” exigindo que ele execute um comando como “Senta” ou “Deita” antes de recompensá-lo com uma refeição, guloseimas ou um brinquedo.

Quais os cuidados precisam ter com a raça?

Esta raça é geralmente saudável, e a vida útil do cane corso é de 9 a 12 anos. Ainda assim, como em todas as raças de cães, existem alguns desafios de saúde a serem observados. Especificamente para o cane corso, os possíveis problemas de saúde incluem displasia da anca, epilepsia idiopática, sarna demodex e anomalias nas pálpebras, de acordo com a Associação Cane Corso da América . 

Por serem uma raça de cães grandes com peito profundo, os cane corsi estão predispostos a experimentar o complexo de dilatação-volvulus gástrico (GDV), ou inchaç , que é uma condição séria e potencialmente fatal, na qual o estômago se enche de ar e vira, cortando o fluxo sanguíneo. Embora existam algumas teorias sobre o que causa o inchaço – como comer uma grande refeição no lugar de várias refeições menores – um vínculo definitivo não foi comprovado. 

Os tutores de cane corso devem conversar com seu veterinário sobre inchaço e outros problemas de saúde para obter conselhos sobre como cuidar de seu cão. Antes de trazer um cão para casa, certifique-se de que o criador tenha concluído os testes recomendados pela OFA para garantir que seu filhote de cane corso esteja saudável. 

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)