Raça de cavalos – Mangalarga Marchador

O Mangalarga é uma raça de cavalo encantador. Embora predominem a pelagem nas cores cinzas, os cavalos castanho, preto, louro, camurça, palomino e tinta também estão presentes.

Uma raça adepta e extremamente versátil, o Mangalarga Marchador está rapidamente se tornando uma das raças mais procuradas. Um cavalo de trilha perfeito, eles também podem se destacar em outras disciplinas que exigem agilidade, resistência, velocidade e uma mente sã.

O treinamento desta raça é facilitado por sua inteligência, e os usos para a raça são ilimitados. No trabalho com bovinos, nos esportes, nas provas funcionais brasileiras ou na equitação cross-country, o Marchador se destaca e está obtendo excelentes resultados em comparação com outras raças. Esta raça é extremamente dócil e é comumente montada por crianças.

Qual é a origem da raça Mangalarga?

O cavalo mais popular e difundido no Brasil é o Mangalarga Marchador, que se desenvolveu em 1740. João Francisco de Portugal estabeleceu-se no Brasil na fazenda Campo Alegre, onde os cavalos Marchador começaram a surgir. Francisco adotou o sobrenome Junqueira para designar sua cidade natal. Um de seus doze filhos, Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, é creditado com a expansão e desenvolvimento da raça. Seu amigo, Dom Pedro I (1798-1834), Imperador do Brasil e filho de João IV de Portugal, deu-lhe um garanhão Alter Real chamado Sublime.

O garanhão Sublime era descendente de dois cavalos trazidos da fazenda Coudelaria Alter do Chão em Portugal por Dom João VI durante a invasão da Península Ibérica pelas tropas napoleônicas. No Brasil, o Sublime foi cruzado com éguas da fazenda Campo Alegre: Jennets espanholas e andaluzas. A maioria dos cavalos espanhóis usados ​​na fazenda no lançamento da raça era o famoso Jennet espanhol, conhecido por ser um andador rápido e suave. A descendência do Sublime produziu cavalos com as características do atual cavalo Mangalarga Marchador: docilidade e andamentos suaves, com andamento ritmado cadenciado denominado marcha.

Quais são as características da raça Mangalarga?

Valorizados pela sua beleza, inteligência, excelente temperamento e andamentos suaves e sedosos, os Mangalarga Marchador também se destacam pela sua resistência e versatilidade. Possuem quatro andamentos: marcha, marcha batida, marcha picada e galope. Você leu certo: eles não trotam! Ambas as marchas de marcha são conhecidas pelo fato de que, em alguns momentos, três cascos estão no chão ao mesmo tempo. Isso é chamado de ‘suporte triplo’ e contribui para um passeio excepcionalmente confortável. Na marcha batida, os pés movem-se diagonalmente de forma semelhante ao fox trot, enquanto na marcha picada os pés movem-se lateralmente e separadamente, criando um ritmo de quatro tempos. O ritmo da marcha pode ser moderado ou rápido, e pode ser sustentado facilmente por horas tanto pelo cavalo quanto pelo cavaleiro.

Em termos de conformação, os Mangalarga Marchadors têm uma estrutura barroca clássica, sendo compactos e musculosos, mas refinados e nobres. Eles são trabalhadores incansáveis ​​e dispostos, mas eles se mantêm majestosos e chamam a atenção onde quer que vão. Sua cabeça é triangular com perfil reto e nariz arredondado, características herdadas de seus ancestrais Barb. Seu pescoço de comprimento médio é musculoso e bem arqueado, com um tórax profundo que lhes dá uma tremenda capacidade pulmonar, o que, por sua vez, ajuda a explicar sua incrível resistência. Eles têm ombros longos e oblíquos, cernelha pronunciada, peito profundo e largo, costas fortes e retas, lombos curtos e bem musculosos e posteriores poderosos. Suas pernas são longas, bem definidas e musculosas, com boa ossatura e cascos sólidos e arredondados. 

Curiosidades sobre a raça Mangalarga:

Acredita-se que haja mais de meio milhão de Mangalarga Marchadors no Brasil hoje, e eles são cada vez mais populares nos EUA e na Europa. Excepcionalmente montáveis ​​e inteligentes, eles se prestam a uma vasta gama de usos, desde o trabalho no rancho até o passeio de resistência, o cross country e o polocrosse. Como a maioria das raças ibéricas, eles têm um excelente senso de vaca e podem girar em um centavo, tornando-os uma escolha popular para esportes como corte e rédeas.

Sobre um veterinário único:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)