Série raça de cães exóticos: Dandie Dinmont Terriers

O Dandie Dinmont Terrier é um cão pequeno com uma aparência única e a distinção de ser o único cão com o nome de um personagem fictício. 

Este cão rebaixado, o Dandie Dinmont Terrier  com um corpo mais longo do que alto e um distinto “poof” de cabelo na cabeça, foi criado por muitos anos antes de ganhar fama e um nome no livro de Sir Walter Scott Guy Mannering, publicado em 1814.

Dandie Dinmont Terriers originalmente foram criados para caçar lontras e texugos. Apelidado de cavaleiro da família terrier , eles são calmos e reservados, mas mantêm sua tenacidade e amor pela caça.

Qual é a origem da raça Dandie Dinmont Terrier?

O Dandie Dinmont é um terrier antigo que data de 1700, originário da zona fronteiriça entre a Inglaterra e a Escócia. A raça pode ter sido desenvolvida a partir do Skye Terrier e do agora extinto Scotch Terrier (não deve ser confundido com o Scottish Terrier de hoje ). A raça era popular entre os ciganos e era usada pelos agricultores para matar vermes. Com suas patas curtas, era capaz de caçar texugos e lontras no solo. Em 1814, Sir Walter Scott escreveu sobre a raça em seu famoso romance “Guy Mannering”. No livro havia um personagem chamado Dandie Dinmont, e foi daí que a raça recebeu seu nome. Foi reconhecido pelo AKC em 1886. Alguns dos talentos de Dandie Dinmont são caçadores de vermes, caçar coelhos, lontra, texugo, martas, doninhas e gambás.

Qual o temperamento da raça Dandie Dinmont Terrier?

O Dandie Dinmont é um ótimo cão de companhia, carinhoso e despreocupado. É vivaz, ousado, corajoso, independente e inteligente. Por causa dos instintos de caça deste terrier, ele não deve ser confiável com animais de estimação não caninos, como hamsters, coelhos, ratos de estimação e porquinhos-da-índia. Tudo bem com os gatos com os quais é criado desde filhote. Eles não são difíceis de treinar, se você for firme e consistente. É um bom cão de guarda, mas precisa ser avisado, depois de chamar sua atenção com o primeiro latido de aviso, é hora de ficar quieto e deixar você cuidar do resto.

Devido ao pequeno tamanho desta raça, muitos Dandie Dinmont Terriers desenvolvem Síndrome do cão pequeno, comportamentos induzidos pelo homem onde o cão acredita que é o rei da casa. Cães com síndrome do cão pequeno são levados a acreditar que são donos dos humanos e de tudo ao seu redor, e fazem o possível para manter e defender o que possuem. Isso causa muitos graus variados de problemas de comportamento, incluindo, mas não limitado a, teimosia, determinação, obstinação, guarda, ansiedade de separação, dificuldade com treinamento de obediência, reservado com estranhos, morder, morder, agressividade do cão e latir obsessivo, como o cão tenta manter seus humanos e todos ao seu redor na linha. Estes NÃO são traços de Dandie Dinmont, mas comportamentos causados ​​pela falta de um líder de matilha firme e consistente quem estabelece regras e limites para o que é e não é permitido fazer, juntamente com a falta de uma caminhada diária em bando. Assim que os humanos tirarem o controle do cão e os instintos do cão forem atendidos, os comportamentos negativos começarão a diminuir e o Dandie Dinmont será um companheiro familiar maravilhoso e confiável.

Quais as características da raça Dandie Dinmont Terrier?

O Dandie Dinmont Terrier é uma pequena raça nativa da fronteira da Inglaterra e da Escócia, com pernas curtas, corpo longo e cabelo sedoso que cresce como um topete. A aparência distinta e o comportamento calmo e controlado desses cães fazem com que eles se destaquem entre as raças semelhantes. Dandie Dinmont Terriers são muitas vezes referidos como os “cavalheiros” do grupo terrier, graças às suas personalidades calmas. Eles têm de 20 a 28 cm de altura e pesam de 8 a 11 kg.

Quais cuidados precisa ter com a raça?

Tal como acontece com outras raças puras, os Dandie Dinmonts são suscetíveis a certos problemas de saúde. Criadores responsáveis ​​tomam medidas para reduzir o risco de suas ninhadas desenvolverem problemas de saúde, mas seu cão pode apresentar estas condições comuns:

  • Doença do disco intervertebral (IVDD): Devido aos seus corpos alongados, os Dandie Dinmonts são mais suscetíveis a lesões na coluna vertebral e doenças como o IVDD, que afeta os discos da coluna vertebral do seu cão. Dandie Dinmonts deve evitar pular de superfícies altas, e os membros da família devem ter cuidado ao pegá-los.
  • Ácaros Cheyletiella Yasguri (Cheyletiellosis): Todas as raças de cães podem contrair ácaros Cheyletiella yasguri, mas os Dandie Dinmonts são supostamente mais suscetíveis. Fique atento à pele vermelha, escamosa e com coceira e ácaros na superfície da pele ou da pelagem do seu cão.
  • Glaucoma: Esta condição é causada pela pressão no olho, que eventualmente leva à cegueira. Se o seu Dandie Dinmont tiver sintomas como apertar os olhos, esfregar ou lacrimejar, entre em contato com seu veterinário para iniciar o tratamento precocemente.
  •  O hipotireoidismo pode ocorrer quando o cão é mais velho. Não alimente demais, pois um cão com excesso de peso pode ter problemas nas costas.

A expectativa de vida dessa raça é de em torno  de 12 à 15 anos

Sobre um veterinário único:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)