Doença Inflamatória Intestinal (DII) em Cães

A doença inflamatória intestinal (DII) é uma condição na qual o intestino ou o trato digestivo do seu cão fica inflamado de forma consistente.

A inflamação contínua danifica o revestimento do trato digestivo de uma maneira que impede que os alimentos sejam digeridos adequadamente. Também pode levar a outros problemas de saúde se os nutrientes não forem absorvidos como deveriam. 

Embora os sintomas sejam semelhantes para a Doença Inflamatória Intestinal e a síndrome do intestino irritável (SII), as duas condições são muito diferentes. A doença inflamatória intestinal é uma anormalidade física – a presença de um crescimento excessivo de células inflamatórias anormais. A síndrome do intestino irritável geralmente é causada por estresse, mudanças na dieta ou infecção e afeta principalmente o intestino grosso.

O que causa a Doença Inflamatória Intestinal?

Não existe uma causa única de Doença Inflamatória Intestinal em cães, e a condição não é claramente compreendida pelos veterinários. Eles suspeitam que a DII pode realmente ser a resposta do corpo a outras condições subjacentes. As causas podem incluir:

  • Marcadores genéticos
  • Alergias à comida
  • Parasitas
  • Bactérias
  • Sistema imunológico fraco
Quais são os sintomas gerais da DII?

A localização dentro do trato digestivo e a gravidade da inflamação afetam os sintomas da DII em cães. 

Vômitos crônicos. Se o estômago do seu cão estiver inflamado, isso pode levar a vômitos crônicos. Embora seus sintomas pareçam não ter nenhuma causa identificável, pode haver um padrão em certos alimentos ou guloseimas que irritam a condição.

Diarréia crônica. Se a inflamação estiver localizada principalmente no intestino delgado, seu cão pode ter diarreia ou a presença de sangue e muco no cocô. Embora a diarreia e o muco ocasionais sejam normais, o sangue é sempre considerado uma emergência. 

Perda de peso. Se o seu cão tiver perda de peso inexplicável, ele pode não estar comendo por causa dos sintomas de Doença Inflamatória Intestinal. Se você notar uma diminuição no apetite do seu cão que está causando perda de peso, converse com seu veterinário.

Eles podem parecer letárgicos ou ter uma ligeira mudança no apetite se a inflamação for leve ou nos estágios iniciais da doença. A intervenção precoce é fundamental para abordar a DII em cães. Quaisquer alterações nos hábitos intestinais ou no apetite do seu cão que persistam por mais de alguns dias são motivo de preocupação e devem ser abordadas com seu veterinário. 

Como o Doença Inflamatória Intestinal é diagnosticado?

Seu veterinário fará perguntas sobre os sintomas da condição do seu cão. Se eles suspeitarem que seu cão está sofrendo de Doença Inflamatória Intestinal, a condição requer uma biópsia do revestimento do intestino para um diagnóstico. A biópsia confirmará a presença de células inflamatórias e mostrará a gravidade da condição. 

Antes de concluir uma biópsia mais invasiva, o exame de sangue e um exame fecal podem ser concluídos. Ultrassons e raios-x também são comuns se o veterinário do seu cão suspeitar de DII. Isso pode ajudar a descartar outras possibilidades, como parasitas, câncer ou doenças. 

Quais cães são propensos a IBD?

Qualquer cão pode ter Doença Inflamatória Intestinal, mas existem algumas raças que recebem um diagnóstico mais do que outras, incluindo:

  • Weimaraner 
  • Basenji
  • Terriers de trigo com revestimento macio 
  • setters irlandeses
  • yorkshire terrier
  • Rottweiler
  • pastor alemão 
  • lundehund norueguês
  • Border collie
  • Boxer 
Como o Doença Inflamatória Intestinal é tratado?

Não há cura para a Doença Inflamatória Intestinal, mas a condição pode ser controlada por meio de medicamentos prescritos, como antibióticos e esteróides, e mudanças na dieta. Como cada cão e seu caso de DII são diferentes, a condição pode levar algumas tentativas e erros para encontrar o plano de tratamento correto. 

Tenha em mente que pode levar várias semanas para ver uma melhora. Seja paciente com seu animal de estimação enquanto tenta coisas novas para ajudar a melhorar sua condição. Isso ajuda a tomar notas detalhadas sobre sua dieta e outros hábitos. Anote:

  • Eles estão comendo mais ou menos?
  • O peso deles está mudando?
  • Eles parecem mais felizes e brincalhões?
  • Eles estão vomitando ou tendo diarreia com mais ou menos frequência?

Depois de encontrar algo que funcione para o seu cão, o intestino dele pode começar a se curar. Eventualmente, seu cão pode chegar ao ponto de não depender mais de medicamentos todos os dias. Em vez disso, você pode reservar a receita para dias ruins quando eles tiverem um surto de Doença Inflamatória Intestinal. 

O que devo alimentar meu cão com Doença Inflamatória Intestinal?

Usando resultados laboratoriais de exames de sangue, exame fecal e biópsia intestinal, seu veterinário fará uma recomendação de dieta. Isso pode incluir:

  • Alimento especial para cães com alto teor de fibras 
  • Removendo um alérgeno alimentar da dieta do seu animal de estimação
  • Eliminar guloseimas ou outros alimentos de sua dieta
  • Reduzindo o número de carboidratos que seu cão come
  • Eliminando a gordura da dieta do seu cão 

Para considerar seus esforços um verdadeiro “teste alimentar”, você deve se comprometer com um regime de 6 a 12 semanas. Se você não vir uma melhora suficiente, seu veterinário pode sugerir um pequeno ajuste ou adição à dieta do seu cão para ver se você percebe alguma mudança – boa ou ruim. 

Quando é hora de ver o veterinário?

Vômitos ou diarreia que persistem por mais de alguns dias sem uma causa identificável provavelmente exigirão uma visita ao veterinário. Você pode notar sangue nas fezes ou vômito se a condição tiver progredido.

Alguns cães começam a comer e beber menos em um esforço para prevenir seus sintomas e acabam perdendo peso. Isso pode levar à letargia e desinteresse em jogar. Quaisquer alterações negativas no comportamento do seu cão que persistam são uma razão para visitar o seu veterinário. 

Sobre um veterinário único:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)