Doenças que acometem os pets no frio

Com a chegada do frio, precisamos estar atentos a algumas doenças que acometem os pets nesta estação.

São doenças perigosas que requerem atenção. Abaixo vamos falar das mais comuns para a época:

• Doença: Gripe canina (Tossi dos canis)

Os cães não vacinados são os mais atingidos por essa doença.

A gripe canina não pode ser diagnosticada apenas com base nos sintomas, pois os sinais imitam muitas outras condições. Para diagnosticar corretamente a presença do vírus da gripe, seu veterinário precisará realizar testes para detectar e identificar com qual vírus seu cão pode estar infectado.

Para tratar a gripe canina, atualmente, não há agentes antivirais aprovados para tratar a gripe canina.

Seu veterinário pode recomendar anti-inflamatórios não esteróides para ajudar a controlar a febre e a inflamação nas passagens nasais e na garganta. Se o seu cão desenvolver uma infecção bacteriana secundária, seu veterinário irá prescrever antibióticos para eliminar a infecção.

Alguns cães que não estão comendo ou bebendo podem precisar ser hospitalizados para suporte nutricional (como um tubo de alimentação ou fluidos intravenosos).

Sintomas: tosse seca, espirros, respiração acelerada, febre, olhos vermelhos e falta de apetite. Se não tratada, evolui para pneumonia e óbito.

• Cinomose

É uma doença viral que atinge o sistema imunológico dos cães, com altos índices de óbitos. O vírus permanece inativo no ambiente por muito tempo, se manifestando no tempo seco e frio.

Os veterinários diagnosticam a cinomose canina através de exame clínico e exames laboratoriais. Não há cura para a infecção da cinomose canina. O tratamento geralmente consiste em cuidados de suporte e esforços para prevenir infecções secundárias; controlar vômitos, diarreia e sintomas neurológicos; e combater a desidratação através da administração de líquidos. Cães infectados com cinomose devem ser separados de outros cães para minimizar o risco de novas infecções.

Os sintomas iniciais são: febre, tosse, vômito, diarreia, secreção nasal e ocular. Se não tratado rapidamente chega na fase neurológica (movimentos descoordenados, paralisia dos membros, tremores musculares e convulsões). As vacinas V8, V10 e V11 ajudam a prevenir a doença.

• Doença: Bronquite em animais:

Cães e gatos podem ter bronquite, assim como os seres humanos, normalmente ela está ligada a microrganismos (como fungos e bactérias) ou a exposição a toxinas (como fumaça e produtos químicos).

Infelizmente, o dano pulmonar causado pela bronquite crônica é permanente e irreversível. Sinais clínicos como tosse e produção excessiva de muco são atributos secundários à inflamação das vias aéreas.

A inflamação prolongada da bronquite crônica pode levar a alterações não reversíveis na estrutura das vias aéreas. A chave para o manejo da doença é controlar a inflamação das vias aéreas com medicamentos e modificações ambientais para evitar que as vias aéreas sejam ainda mais irritadas e danificadas.

Os sintomas são: dificuldade em respirar, tosses insistentes e secreções nasais. Os cães também podem apresentar comportamento letárgico como resultado do acúmulo excessivo de muco, causando obstrução das vias aéreas. Em casos graves de privação de oxigênio, as gengivas podem ficar azuis.

• Artrite e artrose

A doença artrite está relacionada à inflamação, enquanto a artrose é o desgaste e degeneração da articulação.

A artrite refere-se à inflamação de uma ou mais articulações. O tipo mais comum de artrite em cães e gatos é a osteoartrite, também conhecida como doença articular degenerativa (DJD). Em animais de estimação com osteoartrite, o revestimento da cartilagem no final do osso se deteriora e o fluido circundante fica mais fino, causando inflamação, dor e rigidez onde os ossos se esfregam. O osso pode se desgastar, desenvolver esporões ósseos ou até mesmo lascar à medida que a osteoartrite progride.

A artrose está ligada à cartilagem articular em articulações que se movem livremente podendo degenerar com o tempo, levando à perda do movimento articular e, em muitos casos, à dor. Esta condição é caracterizada pelo afinamento da cartilagem, acúmulo de líquido dentro da articulação e a formação de excrescências ósseas ao redor da articulação. A degeneração das articulações pode ser causada por trauma, infecção, sistema imunológico do próprio corpo ou malformação durante o desenvolvimento. Isso leva à inflamação da membrana articular, destruição e inflamação contínua da cartilagem e função articular anormal.

Ambas acometem animais idosos, sendo mais comum a partir dos 8 anos de idade em cães e 5 anos em gatos. No frio as dores causadas pela artrite e artrose podem aumentar.

• Doença: Rinotraqueíte viral

Rinotraqueíte viral felina (FVR), é uma doença infecciosa causada pelo herpesvírus felino tipo-1. Tal como acontece com outros vírus do herpes, o vírus é muito específico da espécie e só é conhecido por causar infecções em gatos domésticos e selvagens. O vírus pode infectar gatos de todas as idades.

A FVR é uma das principais causas de doença respiratória superior em gatos e é a causa mais comum de conjuntivite (inflamação dos tecidos ao redor do olho, especialmente o revestimento das pálpebras e a terceira pálpebra).

Uma vez que um gato é infectado com FVR, eles geralmente apresentam sintomas da doença em 2-5 dias (período de incubação da doença). O gato pode infectar outros gatos durante este período de incubação. Na maioria dos casos, quando os sintomas aparecem, a infecção ativa dura cerca de 10 a 20 dias.

É uma doença que acomete o trato respiratório superior apenas de felinos. O vírus é transmitido por contato direto e o período de incubação geralmente é curto.

Os sintomas são: espirros, secreção nasal, conjuntivite, falta de apetite, apatia e febre. A prevenção da doença é feita com vacina.

Caso seu pet apresente algum desses sintomas, leve-o imediatamente ao veterinário. Quanto antes a doença é tratada, maiores são as chances de recuperação.