Você sabia que seu cão e gato podem doar sangue?

Muitas pessoas não sabem, mas os cães e gatos podem doar sangue, assim como os humanos, ajudando  outros animais que precisam!

Essa linda ação de doar sangue, podem salvar várias vidas, pois a cada doação pode salvar, em média, 4 cães e 2 gatos.

Requisitos para seu cão/gato ser um doador de sangue:

• Ser dócil
  • Ter entre 1 e 7 anos para cães e 1 a 8 anos para gatos
  • Ter acima de 25Kg para cães e acima de 5 kg para gatos
  • Não estar gestante nem lactante
  • Ser vermifugado e vacinado
  • Não ter feito cirurgias nos últimos três meses
  • Não ter passado por transfusão de sangue
  • Estar saudável e com o hemograma em dia.

O sangue do seu pet pode servir para os seguintes casos de necessidade da realização de transfusão:

• Anemias por sangramentos (ex: atropelamentos, quedas, mordidas);
  • Anemias por destruição sanguínea e doenças imunomediadas primárias ou secundárias;
  • Doenças que alteram a coagulação (ex: intoxicação por veneno dos ratos, hemofilias);
  • Pancreatite;
  • Tumores;
  • Diminuição das proteínas do sangue (ex: doenças hepáticas, renais ou intestinais);
  • Cirurgias (ex: sangramentos excessivos, tumores)

Como é feita a coleta de sangue em cães?

Uma pequena quantidade de pêlo é cortada do pescoço para que possa limpar a área e ver a veia claramente. É aplicado um creme anestésico local para minimizar a sensação e então eles doam sangue exatamente da mesma maneira que os humanos. Em média, uma doação de sangue de cachorro leva de 5 a 7 minutos e toda a consulta leva aproximadamente 45 minutos.

E em gatos?

Uma pequena área de pele será raspada de sua perna e pescoço para permitir que a área seja limpa e possa acessar a veia. É aplicado  um creme anestésico local para minimizar a sensação. Em média, uma doação de sangue de gato leva de 10 a 15 minutos e todo o processo leva aproximadamente quatro horas. A razão pela qual os gatos ficam mais tempo na coleta é porque eles podem ser exigentes na bebida! Por isso, normalmente recebem fluidos suficientes por meio de fluidoterapia intravenosa para garantir que estejam adequadamente hidratados antes de voltar para casa.

A doação de sangue pode ser repetida em intervalos de 3 em 3 meses. A cada doação, seu cão e seu gato receberão uma avaliação completa de sua saúde com exames laboratoriais.

Procure um banco de sangue e compartilhe este post e ajude a salvar a vida de muitos animais!