O que é anemia em cães?

Hoje vamos falar um pouco sobre a anemia em cães.

A anemia acontece quando o corpo do seu animal de estimação não produz hemoglobina ou glóbulos vermelhos suficientes, ou quando o seu cão sofre uma grave perda de sangue por doenças como úlceras estomacais ou câncer. Uma lesão grave ou acidente também pode levar à anemia.

Quais são os tipos de anemia observados em cães?

Por perda de sangue
  • Devido à perda grave de sangue causada por lesão, cirurgia ou distúrbio hemorrágico. Esta forma de anemia também pode ser causada por sangramento interno devido a parasitas, câncer, úlceras ou outras condições.

Anemia hemolítica

• Esta forma é causada pela destruição ou degradação dos glóbulos vermelhos. Frequentemente o resultado de anemia hemolítica imunomediada (AHIM) ou anemia hemolítica autoimune (AIHA), ou não imunomediada causada por doença hereditária, parasitas, toxinas ou baixos níveis de fósforo.

Aplástica ou não regenerativa

• A produção insuficiente de glóbulos vermelhos é a causa desta forma de anemia aplástica ou não regenerativa em cães. Esta forma pode ocorrer devido à exposição a toxinas (envenenamento), doença da medula óssea, doença renal, parvovirose, certos medicamentos ou medicamentos quimioterápicos.

Metemoglobinemia

• Excesso de metemoglobina no sangue causada por certos distúrbios genéticos ou exposição a toxinas, incluindo alguns medicamentos humanos, como benzocaína, ibuprofeno e paracetamol.

Quais são os sinais ou sintomas em cães?

Os sinais e sintomas de anemia em cães variam de acordo com a causa subjacente, mas podem incluir um ou mais dos seguintes:

• Vômito
  • Fezes pretas
  • Perda de peso
  • Perda de apetite
  • Pulso rápido ou respiração rápida
  • Gengivas, olhos ou ouvidos pálidos
  • Inchaço no rosto ou mandíbula
  • Fraqueza ou letargia

Caso seu animal apresente algum desses sintomas, leve-o imediatamente ao veterinário, pois quanto antes a doença é tratada maiores são as chances de cura.