Hepatite infecciosa canina em cães

Você sabia que cães podem ter hepatite?

Os avanços na medicina veterinária resultaram em seus animais de estimação vivendo vidas mais longas e saudáveis. Além disso, os programas mundiais de vacinação de animais de estimação diminuíram muito as chances de seu cão contrair doenças infecciosas perigosas, que podem ser mortais.

Durante a infância do seu cão, seu veterinário recomendará uma série de vacinas básicas, para garantir que seu sistema imunológico possa combater doenças comuns do cão. Então, seu companheiro canino deve continuar a receber vacinas de reforço durante toda a vida para garantir que permaneça saudável e protegido em seus anos de focinho cinza.

A hepatite infecciosa canina (HIC) é uma das principais vacinas do seu cão. Embora a HIC agora seja raramente vista devido aos programas generalizados de vacinação de cães, filhotes e cães adultos que não são vacinados correm risco de contrair esse vírus potencialmente mortal. Além disso, os cães que se recuperam da HIC podem ter problemas renais e oculares ao longo da vida. Nossa equipe de cuidados de emergência animal quer garantir que seu cão esteja protegido contra essa doença perigosa e discutimos os sinais, tratamento e prevenção da HIC.

O que é hepatite infecciosa canina em cães?

A HIC é um vírus altamente contagioso causado pelo adenovírus canino 1 (CAV-1) que afeta cães e alguns animais selvagens, incluindo lobos, coiotes e ursos. Embora a hepatite se refira à inflamação do fígado, a HIC pode afetar vários sistemas de órgãos, incluindo os pulmões, o sistema gastrointestinal, os rins e o sistema nervoso central. O HIC também pode causar problemas oculares e distúrbios de coagulação. Este vírus é frequentemente confundido com outras doenças infecciosas, incluindo parvovirose e traqueobronquite infecciosa(ou seja, tossi do canis), porque os sistemas orgânicos afetados e os sinais clínicos são semelhantes. A HIC é transmitida principalmente pela exposição a fluidos corporais de um animal infectado, incluindo urina, fezes ou saliva. Filhotes, ou cães adultos com problemas médicos subjacentes, correm maior risco de uma infecção grave, e cães mais velhos podem apresentar sinais leves que não requerem tratamento. As maneiras comuns de um cão se infectar com HIC incluem:

• Ingestão de fezes ou urina de um cão infectado
  • Contato direto com um cão infectado
  • Exposição a animais selvagens infectados
  • Contato com gotículas de espirro de um cão infectado
  • Ficar em um internato ou abrigo onde cães infectados estão presentes
Sinais de hepatite infecciosa canina em cães

Os sinais de HIC são semelhantes a outras doenças infecciosas comuns em cães, e a gravidade dependerá do sistema imunológico do cão infectado. Os sinais podem ocorrer de dois a cinco dias após a exposição à HIC e dependem do sistema orgânico afetado. Cães diagnosticados com HIC podem liberar o vírus na urina por mais de seis meses. A HIC pode ser fatal em alguns casos. Os sinais podem incluir:

• Febre
  • Congestão nasal
  • Espirros e tosse
  • Corrimento ocular e nasal
  • Vermelhidão ao redor dos olhos
  • Opacidade da córnea ou um tom azul para os olhos
  • Dificuldade para respirar
  • Letargia
  • Frequência cardíaca elevada
  • Perda de apetite
  • Vômitos e diarreia
  • Depressão
  • Contusão
  • Dor abdominal
  • Amarelecimento da pele
  • Convulsões
Diagnóstico e tratamento da hepatite infecciosa canina em cães

Seu cão precisa de um exame veterinário para apresentar sinais de HIC. O diagnóstico é baseado no histórico médico do seu cão, sinais clínicos e histórico potencial de exposição a HIC. Um teste de sorologia para verificar a presença de anticorpos CAV-1 ou um teste de PCR para procurar partículas virais em amostras de saliva, corrimento ou urina de um cão infectado fornecerão um diagnóstico definitivo. Outros testes de diagnóstico podem incluir um hemograma completo para verificar infecções secundárias ou uma doença associada e um teste de bioquímica sérica para avaliar a função do órgão. Testes de coagulação também podem ser recomendados para verificar problemas de coagulação do sangue. Imagens avançadas, como raios-X ou ultra-som, podem ser usadas para avaliar um fígado aumentado ou a presença de líquido abdominal. Em alguns casos, uma biópsia hepática pode ser necessária para um diagnóstico mais aprofundado.

Uma infecção HIC não tem cura. Cães que recebem cuidados veterinários imediatos podem se recuperar, mas animais de estimação recuperados podem ter problemas renais ou oculares ao longo da vida. A maioria dos cães necessita de hospitalização para cuidados de suporte. O tratamento pode incluir:

• Fluidos intravenosos para evitar a desidratação
  • Terapia de oxigênio
  • Transfusões de sangue
  • Antibióticos para prevenir infecções bacterianas secundárias
  • Medicamentos antivirais
  • Medicamentos para os olhos
  • Medicamentos anti-náusea
  • protetores GI
  • Medicamentos anti-inflamatórios
  • Medicamentos anticonvulsivantes
  • Analgésicos
  • Dieta especializada
Prevenção da hepatite infecciosa canina em cães

Um diagnóstico de HIC pode ser devastador para os tutores de animais de estimação, porque alguns animais de estimação não se recuperam e muitos terão problemas médicos ao longo da vida. Felizmente, programas de vacinação generalizados reduziram bastante o número de cães infectados. A vacina HIC faz parte de uma vacina combinada. Os filhotes devem receber sua primeira vacinação com HIC quando tiverem 6 semanas de idade, seguidas de vacinas de reforço a cada três a quatro semanas até as 16 semanas de idade. Cães adultos devem receber uma vacina de reforço a cada três anos. Além disso, você não deve permitir que seu cão se socialize com outros cães ou pernoite em instalações de embarque até que esteja totalmente vacinado. Tenha cuidado ao caminhar ou passar tempo em áreas arborizadas e evite que seu cão interaja com animais selvagens ou fezes de animais selvagens para evitar infecções acidentais.