Dicas de Cuidados com passarinhos Agapornis

Agapornis são pássaros inteligentes e afetuosos. Eles são bons para iniciantes, mas exigem um pouco mais de trabalho do que outras espécies. Eles são melhor mantidos em pares, pois exigem muita atenção e carinho.

O periquito é um pequeno papagaio atarracado entre 13-17 cm. Eles têm um bico grande e uma cauda redonda ou quadrada. Sua expectativa de vida média é de 10 a 12 anos, com alguns vivendo ainda mais. O periquito mais antigo registrado viveu 17 anos.

Cuidados e alimentação com o Agapornis

A maioria dos Agapornis adora um banho em um prato de barro plano ou borrifando-os com uma leve névoa de água morna. Se você usar um prato de banho, verá os pássaros pousar na borda e mergulhar a cabeça e a parte superior do corpo na água e bater as asas. Eles preferem esse tipo de banho a entrar na água.

Agapornis geralmente mantêm suas unhas e bicos por conta própria escalando e mastigando. No entanto, consulte o seu veterinário sobre o corte de unhas.

Na natureza, eles se alimentam de sementes, frutas, grãos, gramíneas, brotos de folhas e culturas agrícolas de milho, milho e figos. A dieta de um periquito consistirá de 45-60 gramas de ração diária para um único pássaro. Uma dieta composta por uma pequena mistura de papagaios com uma variedade de suplementos e vitaminas é geralmente considerada adequada; também uma dieta formulada com verduras, frutas e suplementos vegetais, mas sem vitaminas adicionais, também é considerada adequada e é uma tendência mais atual.

Os suplementos incluem vegetais frescos, verduras e galhos de árvores para a casca, algumas frutas e spray de milho. Alguns dos suplementos de frutas incluem maçãs, uvas, peras, bananas e kiwi. Algumas das verduras e suplementos vegetais incluem espinafre, escarola, agrião, rabanete, salsa, dente de leão, topo de cenoura e espiga de milho, ervilha, escarola, alface e várias ervas de jardim. Proteínas adicionais podem ser oferecidas, como nozes, experimente alguns amendoins sem casca, avelãs, nozes, castanhas do Brasil. Um osso de choco, ou cascalho e casca de ostra em um prato separado deve ser oferecido para fornecer cálcio. Não alimente o abacate, pois pode ser tóxico para os pássaros!

Seus pratos de comida e água devem ser de barro ou porcelana, pois eles mastigam os pratos de plástico e isso pode ser letal. Os agapornis bebem muita água, por isso certifique-se de trocar seus pratos de água com frequência ao longo do dia.

Habitat ideal para o Agapornis

Agapornis são pássaros muito ativos, então uma gaiola mais adequada para abrigá-los adequadamente deve fornecer muito espaço. Lembre-se, eles são pássaros extremamente ativos. Recomenda-se um mínimo de 81 x 50 x 50 cm por par de aves com cerca de quatro poleiros, pratos de ração e água e uma área para banho. Coloque a gaiola em um suporte ou pendure-a em um suporte de parede ao nível dos olhos ou a cerca de 6 pés do chão. Certifique-se de que o local escolhido tenha boa luz e seja bem ventilado, embora livre de correntes de ar. Deve estar longe de portas e janelas onde a exposição direta à luz solar pode torná-lo excessivamente quente, mas deve ser colocado perto de pelo menos uma parede para aumentar a sensação de segurança.

As temperaturas diurnas médias podem variar de 15 graus a 21 graus com temperaturas noturnas até 5 graus Como regra geral, a temperatura ambiente confortável para você deve ser adequada para o seu pássaro. Esteja seu pássaro doente ou saudável, certifique-se de observar os sinais indicadores de desconforto relacionado à temperatura: pássaros frios geralmente permanecem afofados por longos períodos de tempo, e pássaros superaquecidos manterão suas asas afastadas de seus corpos e ofegantes. A gaiola deve ser coberta à noite para evitar correntes de ar e distúrbios. Os Agapornis gostam de lugares especiais de descanso. As caixas-ninhos colocadas no alto, todas no mesmo nível e todas do mesmo tipo funcionam bem e ajudam a evitar brigas. Uma caixa de ninho para um periquito é 20 x 20 x 20 cm ou 25 x 15 x 15 cm. Certifique-se de verificar se há ovos e removê-los imediatamente para evitar a superpopulação. 

Manutenção do local onde o Agapornis vive

Os cuidados básicos da gaiola incluem a limpeza/troca diária dos pratos de comida e água. Jornal comum pode ser usado para forrar o fundo da gaiola e deve ser trocado diariamente para prevenir doenças e enfermidades. Semanalmente, você deve limpar e desinfetar a gaiola com água morna e sabão ou um desinfetante para gaiolas de aves. Lave e seque completamente os poleiros e os brinquedos sempre que estiverem sujos.

Comportamentos Sociais dos Agapornis

Agapornis são pássaros muito sociais. Geralmente, pensa-se que é essencial para sua boa saúde e felicidade que sejam mantidos em pares, não solteiros. Se você tem um único periquito, você deve fornecer a interação social necessária que está faltando em outro pássaro. Essas aves desenvolvem lealdades ferozes ao seu guardião ou companheiro.

Além de sua natureza social em relação a você ou ao seu companheiro, eles podem ser extremamente agressivos com outras aves. Você deve ter certeza de que todos os pares se dão bem e que são verdadeiros “pares”: não incompatíveis. Não misture espécies de pombinhos, pois eles vão brigar. Casais ligados constantemente cuidam um do outro e se alimentam da colheita durante a época de reprodução e durante todo o ano.

Esses passarinhos vão tagarelar o dia todo. Eles se esconderam em sua caixa-ninho se forem assustados por um barulho repentino, se detectarem um predador em potencial ou se estiver frio e ventoso.

Manuseio/Treinamento

Para ter um periquito domesticado, escolha um jovem pássaro solteiro. Os pássaros jovens têm uma incrível capacidade de aprender truques e serem afetuosos, enquanto os adultos são muito difíceis de domar e geralmente não aprendem muitos truques ou imitam comportamentos. Os jovens criados à mão são mais fáceis, pois já são bastante socializados e mansos, mas nem sempre estão disponíveis.

A domesticação envolve aceitação e confiança entre você e seu pássaro. Isso significa passar muito tempo com seu pássaro diariamente. Comece falando baixinho e fazendo movimentos lentos. Uma vez que seu pássaro está confortável com você, então você pode começar a domar a mão. Use uma cavilha e empurre-a suavemente contra o peito do pássaro enquanto oferece uma guloseima para convencê-la a subir na cavilha. Isso pode levar muitas tentativas. Quando estiver confortável em subir em uma cavilha, substitua o dedo pela cavilha.

Lovebirds não são considerados um dos melhores falantes, e apenas alguns podem aprender algumas palavras.

Atividades

Os pombinhos acordam com o amanhecer, tomam uma bebida, comem e imediatamente começam a gorjear. Eles geralmente se acalmam no meio da manhã e retomam seu chilrear no final da tarde.

Esses pássaros são muito ativos, voando e escalando, roendo madeira ou brinquedos de roer e se limpando o dia todo. Eles adoram brinquedos de todos os tipos, como sinos de sementes, balanços, escadas, espelhos, objetos brilhantes e roedores de madeira. Eles são trituradores de papel naturais, portanto, certifique-se de fornecer papel sem corante para brincar. Um periquito fora de sua gaiola não ficará no cercadinho, pois gosta de explorar. Certifique-se de que qualquer sala em que seu periquito esteja brincando esteja livre de portas ou janelas abertas, recipientes de água, como copos e banheiros / pias, e que eles nunca estejam perto de um fogão quente. Você deve sempre monitorar seu pássaro quando ele estiver fora da gaiola!

Problemas de saúde dos Agapornis

Os sinais de doença a serem observados são se um pássaro parece retraído, as penas estão eriçadas e a plumagem é opaca, fica com os olhos fechados por longos períodos de tempo, os olhos estão lacrimejantes ou sem brilho, nariz escorrendo, dorme muito, perde o interesse em seu ambiente e permanece em seu prato de alimentação. Os excrementos podem mudar de cor e ficar soltos (se saudáveis, são brancos acinzentados e não muito finos). Também muita cauda balançando, caindo do poleiro, respiração estranha, espirros e arranhões excessivos. Algumas das doenças comuns que seus pombinhos podem contrair são lesões de brigas, doença do bico e pena de psitacídeos, infecção pelo vírus polioma, infecções fúngicas (candidíase), infecção pelo vírus da varíola aviária, infecções bacterianas, parasitas internos, ácaros, carrapatos, ligação de ovos, gripe intestinal , coccidiose, doenças respiratórias e diarréia.

Fonte: Animal-World

 

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)