Raiva animal – O que fazer para prevenir?

A raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos (zoonose), ela havia sido erradicada em nosso país, mas infelizmente houveram alguns registros dessa terrível doença.

Mas por que agosto é o mês do cachorro louco? o que isso tem relacionado a raiva?

Por causa da alta incidência de raiva canina e também porque nesta época condições climáticas – temperatura, incidência de chuvas, ar – podem auxiliar no cio das cadelas

Fazendo com que elas “sincronizem o cio”. Por causa das fêmeas férteis, os machos começam a disputar entre si para decidir quem vai acasalar

Isso é algo que acontece naturalmente entre os cães, porém se um desses animais estiverem contaminados com o vírus da raiva, que é bem incidente nesta época, pela saliva, ele pode contaminar outros animais

Por este motivo, neste período são feitas campanhas de conscientização da população para a raiva animal.

Além dos casos que citamos acima, abaixo vamos falar um pouco mais sobre a raiva:

• Como um pet transmite para o homem?

Pela saliva. Após a infecção, o vírus se espalha no sistema nervoso, atingindo diversos órgãos e se proliferando nas glândulas salivares. Os sintomas aparecem de 10 a 60 dias após o contato.

• E quais são os sintomas nos animais?

Inicialmente ela causa agressividade, salivação excessiva e mudanças de hábitos como aumento de latidos e miados (apesar de relacionarmos a raiva com o cão, gatos também podem desenvolver). Conforme agrava o quadro, os músculos do animal se tornam rígidos, dificultando a mastigação e deglutição. Aliás, o conhecido sintoma de “boca espumando” se dá porque o animal não consegue engolir a saliva. Depois evoluiu para crises de convulsão, paralisia total do corpo e morte.

• Como tratar a doença?

Infelizmente não existe tratamento para essa doença; animais que contraem essa doença têm que ser eutanasiados. Por isso a importância da prevenção, aplicando anualmente a vacina.

IMPORTANTE: Nem todo animal que saliva excessivamente ou se torna agressivo é portador do vírus da raiva. Problemas intestinais, enjoos e uso de medicamentos podem desencadear estes sintomas.

Lembre-se, vacine o seu pet!