Como limpar a orelha do seu pet

Você já caiu neste dilema, como limpar a orelha do cãozinho ou gatinho?

Manter a higiene com o pet é fundamental para mantê-lo sempre saudável e bonito. Entre os cuidados estão: banho e tosa regularmente, escovar os dentes e escovar os pêlos com frequência e sempre limpar o ouvido/orelha do pet com muita atenção, pelo menos a cada duas semanas.

Os ouvidos/orelha do cão são regiões extremamente sensíveis à água, sendo assim, com apenas uma gotinha de água para começar uma proliferação de fungos ou bactérias e o surgimento de uma doença, como a otite. Por isso, evite molhar o ouvido do pet durante o banho.

Por isso, toda a atenção é essencial para manter a saúde dos ouvidos do seu pet. Hoje vamos dar algumas dicas para você fazer a limpeza em casa, mas lembre-se: Se quiser uma limpeza mais profunda, busque a ajuda de um veterinário.

Por isso seguem algumas dicas de como fazer essa limpeza:

1ª Dica:

A limpeza deve ser feita apenas na parte visível e alcançável da orelha do pet.

Atenção:

Nunca force nenhum objeto para o interior do conduto auditivo para limpar, mesmo sendo de algodão, pois o risco de perfurar o tímpano é grande.

2ª Dica:

Verifique qualquer hipótese de infecção que o cão possa apresentar

Mau cheiro, excesso de cera, coceira intermitente e balançar a cabeça exageradamente não são bons sinais. Se seu cão apresentar um dos indicativos citados, leve o animal ao veterinário, pois ele deve estar com dor.

3ª Dica:

Posicione o animal

Para começar a limpeza, coloque o animal deitado de maneira confortável em seu colo para poder visualizar o canal auditivo. No caso de ser um cão grande, apoie apenas a sua cabeça.

4ª Dica:

Pingue o medicamento no conduto auditivo

Aplique as gotas recomendadas e massageie a orelha suavemente, a fim de que o produto se espalhe bem. Para facilitar a entrada do medicamento, coloque os dedos polegar e indicador, massageando por fora.

5ª Dica:

Limpe com algodão

Retire toda a sujeira que for encontrando com pedaços de algodão, evitando penetrar no conduto auditivo. Vá trocando de algodão até que ele saia limpo.

6ª Dica:

Proceda da mesma forma com a outra orelha

7ª Dica:

Agrade seu pet pelo bom comportamento

Caso você tenha alguma dúvida, procure sempre a orientação de um médico veterinário!