Você tem cuidado do coração do seu pet? Animais podem ter problemas cardíacos!

Você sabia que cães e gatos podem ter problemas cardíacos?

Quando falamos de problemas cardíacos em animais de estimação, podemos dizer que é um assunto muito delicado, pois é uma doença complexa. Há diferentes tipos de doenças cardíacas, com diferentes sinais e sintomas, bem como diferentes diagnósticos e tratamentos.

Os problemas cardíacos mais comuns são:
  • Cardiomiopatia hipertrófica (em gatos): Espessamento das paredes do coração, diminuindo o espaço interno das cavidades cardíacas. Com isso o fornecimento de oxigênio e nutrientes para as células é prejudicado.
  • Cardiopatias congênitas: Mais comum em filhotes, é caracterizada por desenvolver malformações no coração e nos grandes vasos adjacentes.
  • Doença valvar degenerativa: Degeneração nas válvulas cardíacas, responsáveis por regular a circulação sanguínea.
  • Cardiomiopatia dilatada: Degeneração do músculo do coração, enfraquecendo-o.
Quais são as diferenças entre doença cardíaca hereditária, congênita e adquirida?

Sabemos que a doença cardíaca é crítica para nossos animaizinhos, pois, uma ela interrompe a função cardiovascular normal do seu animal, com isso, todo o seu corpo pode ser comprometido. Mas, e você sabe sobre os diferentes tipos de doenças cardíacas?

Podemos classificar as doenças cardíacas em animais por ser hereditária, congênita ou adquirida. Isso significa que, a doença pode ser genética, transmitida de seus pais, que eles nasceram com a doença ou defeito, ou que a doença se desenvolveu ao longo da vida do seu animal de estimação.

Quais são os sintomas das doenças cardíacas em gatos?

Podemos dizer que são duas: A cardiomiopatia hipertrófica que é a doença cardíaca mais comum diagnosticada em gatos. A condição é resultado do espessamento do músculo ventricular esquerdo (a parede da grande câmara que bombeia o sangue pelo corpo). À medida que o músculo engrossa (mais para dentro do que para fora), a área de enchimento de sangue fica menor. O coração, portanto, precisa bater mais rápido e com mais força para produzir o mesmo volume de sangue. Isso causa um ciclo vicioso que piora a condição. Outras alterações em outras partes do coração podem aumentar o risco de insuficiência cardíaca congestiva e coágulos sanguíneos.

A segunda doença é Arritmias cardíacas são ritmos cardíacos anormais que são o resultado de impulsos elétricos dentro do coração que não iniciam adequadamente, seguem o caminho correto ou se movem adequadamente por todo o sistema. Tais condições incluem:

• Taquicardia – aumento da frequência cardíaca
  • Bradicardia – diminuição da frequência cardíaca
  • Contrações ventriculares prematuras
  • Bloqueio cardíaco
  • Fibrilação atrial
Quais são os sintomas mais comuns de problemas cardíacos em gatos?

Pode ser difícil perceber sintomas de doenças cardíacas em gatos, pois eles são difíceis de ter os sintomas. No entanto, é importante estar atento aos sintomas de irregularidades e doenças em seu gato de qualquer maneira, para que você fique por dentro do que está causando a doença.
Os sinais mais comuns são:

• Perda de apetite
    •Perda de peso
    •Letargia
    •Problemas respiratórios
    •Colapso súbito
    •Paralisia súbita da perna traseira
Quais são os sintomas das doenças cardíacas em cães?

Os cães correm um maior risco de desenvolver doenças cardíacas ao longo da vida se comparado com os gatos, alguns dos quais incluem:

• A doença valvar degenerativa, também conhecida como endocardite, regurgitação valvar e insuficiência valvar, é a doença cardíaca adquirida mais comum em cães, e acredita-se que seja responsável por cerca de 75% de todas as doenças cardiovasculares caninas.
    A doença mixomatosa da válvula mitral (MMVD) ocorre como resultado da degeneração das válvulas cardíacas que ficam entre o átrio e o ventrículo no lado direito (válvula tricúspide) e esquerdo (válvula mitral) do coração. No entanto, a válvula esquerda (Mitral) é tipicamente mais gravemente afetada.
    Esse processo de degeneração faz com que as válvulas se tornem anormalmente espessas e desenvolvam uma aparência irregular, o que as impede de formar uma vedação firme entre o átrio e o ventrículo quando o coração está bombeando. Por sua vez, isso faz com que o coração vaze para trás ou regurgite.
  • A cardiomiopatia dilatada é a principal causa de insuficiência cardíaca em raças maiores de cães, como Boxer Dogs, Doberman Pinschers, Great Danes e St Bernards. Raças menores raramente desenvolvem DCM.
    A doença é definida como degeneração do músculo cardíaco, onde o músculo se torna mais fino. O bombeamento de sangue dentro desses músculos finos faz com que eles se estiquem, resultando em um coração muito maior.
    A DCM geralmente se desenvolve lenta e sutilmente, com sintomas que incluem respiração rápida ao descansar ou dormir, sono agitado, tosse ou engasgos, fraqueza, capacidade física reduzida, perda de peso, depressão e diminuição do apetite
  • A doença da válvula mitral é uma condição comum em cães de raças menores, como Cavalier King Charles Spaniels. Geralmente ocorre devido à degeneração dos folhetos valvares, ao invés de serem lisas as valvas desenvolvem nódulos que prejudicam o movimento e o fechamento das valvas durante o ciclo cardíaco normal. Isso, por sua vez, faz com que a válvula vaze sangue na direção errada, o que faz com que as câmaras do coração fiquem dilatadas e o bombeamento de sangue seja ineficiente.
Quais são os sintomas mais comuns de problemas cardíacos em gatos?

Assim como nos gatos, pode ser difícil identificar os sintomas do seu cão para uma condição específica. No entanto, saiba que é importante reconhecer o que é anormal para o seu cão e sua condição de saúde conhecida.

Abaixo listamos alguns sinais:
•Tosse incomum ou excessiva
•Desmaio ou colapso
•Dificuldade para respirar
•Fadiga ou letargia
•Mudanças comportamentais

Quais são as raças de cães e gatos com mais predisposição a terem doenças cardíacas?
Algumas raças de cães e gatos são naturalmente mais suscetíveis a doenças cardíacas. Algumas das raças mais comuns estão listadas abaixo.
Cães: Doberman, Pug, Setters Irlandeses, Pastores alemães, Dogue Alemão, São Bernardo, Wolfhound Irlandês, Terriers, Cavalier King Charles Spaniels, Dachshunds e Poodles Miniatura e Toy
Gatos: Pêlo curto americano, Maine Coon, Persa, Siamês, Ragdoll e Sphinx

Caso seu cão ou gato apresente qualquer um dos sintomas, leve-o ao médico veterinário, pois quanto antes iniciar o tratamento, melhor será o controle da doença.

Por isso também é importante fazer um check up ao menos uma vez por ano com um cardiologista veterinário!