Você sabia que aves podem ter Megabactérias?

Hoje vamos explicar sobre megabactérias, que são organismos microscópicos que são quarenta vezes maiores que a maioria das bactérias. 

A megabactéria foram várias vezes chamados de bactérias, fungos e lactobacilos, mas agora são considerados em uma classe microscópica própria. Seu nome oficial agora é Macrorhabdus ornithogaster .

Onde surgiu a megabactéria?

O aparecimento de mega bactérias na Austrália foi relatado pela primeira vez no início da década de 1980 e tem sido objeto de estudos crescentes desde então, mais recentemente na Universidade de Queensland

Quais os sintomas da megabactéria em aves?

A doença das megabactérias pode ser subclínica, ou seja, apresentar-se em níveis baixos e não causar sinais clínicos. Se o sistema imunológico da ave não mantiver as megabactérias sob controle, as megabactérias geralmente causam uma síndrome de perda de peso com fezes volumosas, macias e escuras. O alimento é mal digerido, pois o organismo infecta o trato gastrointestinal das aves e, como resultado, o apetite das aves geralmente aumenta. As aves podem apresentar:

  • Diarréia.
  • Vômitos, comuns em Periquitos
  • Perda de peso crônica (“indo leve”). O sinal clínico mais comum visto em nossas instalações veterinárias de aves.

O curso da doença é geralmente superior a um mês, embora ocorra morte súbita após episódios de vômitos agudos.

Como é feita a transmissão?


A transmissão da Megabactéria ainda não é certa, mas a principal teoria é que as fezes infectadas são ingeridas por outras aves e assim transmitidas. Se a transmissão de ovo ou de bico a bico ocorre está sendo estudado.

Os limites do período de incubação de Megabactérias em aves não são totalmente conhecidos. Houve um caso de uma ave (obtida com 7 semanas de idade) desenvolvendo sinais 4 anos depois. É provável que as aves possam ser portadoras sem sintomas por longos períodos e que as megabactérias requerem um certo conjunto de circunstâncias para causar doenças, por exemplo, deficiência nutricional/estresse ou presença de outra infecção bacteriana. Certamente há muitos casos em que megabactérias são vistas nas fezes de aves dinamicamente saudáveis, assim como há casos em que aves magras e magras não têm megabactérias em seus excrementos, mas um grande número delas no estômago quando examinadas post mortem.

Qual o tratamento indicado?


Os antibióticos não são eficazes no tratamento da megabactéria e o organismo também é resistente a muitos agentes antifúngicos. Normalmente, recomendamos um medicamento antifúngico chamado Anfotericina como tratamento. Durante a recuperação, podemos alimentar o paciente com alimentos de fácil digestão enquanto o estômago cura lentamente. Tratar uma única ave é possível com cura completa com tratamentos duas vezes ao dia por 2 a 4 semanas – tratar um bando é difícil e quase impossível para erradicar as megabactérias do bando.

Se sua ave apresentar algum sintoma, leve-a ao médico veterinário!

 

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)