Raça de Gatos: Skookum, você conhece?

A raça de gatos Skookum surge como resultado de um cruzamento entre as raças de gatos Munchkin e LaPerm.

O primeiro dá-lhes as suas pernas curtas e o segundo resulta numa pelagem encaracolada. Os gatos Skookum são companheiros afetuosos, leais, sociáveis ​​e amorosos. Eles também são muito ativos e brincalhões, sempre procurando pular nas coisas, apesar de seus membros atarracados.

Qual é a origem da raça Skookum?

Esta é uma raça de gato anão híbrido experimental e rara cujo desenvolvimento começou nos Estados Unidos na década de 1990.

O criador Roy Galusha foi a primeira pessoa a começar a cruzar o gato Munchkin, que é uma raça anão, com o LaPerm, que é conhecido por sua linda pelagem encaracolada e sua inteligência. O resultado foi uma nova raça de gato adorável que apresentava pelos encaracolados em um corpo pequeno, então mais criadores intervieram para continuar trabalhando no desenvolvimento desta raça.

Qual o temperamento da raça Skookum?

Os gatos Skookum são conhecidos por sua personalidade despreocupada, calma e confiante. Eles são inteligentes, atléticos e doces, e são maravilhosos animais de estimação para aqueles que procuram um gato ativo que ficará feliz em passar o tempo em seu colo, além de divertir você com sua natureza divertida.

Esses gatinhos brincalhões, enérgicos e curiosos gostam muito de passar tempo com as pessoas, então você deve garantir que tenha tempo suficiente para se dedicar a esse gato antes de trazer um para casa. Skookums, que foram descritos como permanecendo como gatinhos mesmo na idade adulta, terão prazer em mostrar muito carinho, especialmente quando recebem muito amor em troca.

Quais as características da raça Skookum?

Como já mencionamos, a raça de gatos Skookum é pequena em tamanho e têm ossos mais curtos do que outras raças de gatos. Eles também pesam menos do que a maioria dos gatos. Especificamente, os machos pesam entre 2 e 3 kg e as fêmeas entre 1,5 e 2 kg. Isso é praticamente equivalente a 50% do peso de um gato adulto padrão. Dentre suas principais características físicas, podemos destacar as seguintes:

• Corpo musculoso, curto e robusto
  • Pernas curtas, membros anteriores mais longos que os posteriores
  • Cabeça pequena, arredondada e em forma de cunha
  • Patas arredondadas e compactas
  • Pescoço e peito arredondados
  • Olhos grandes em forma de noz com grande expressividade
  • Sobrancelhas e bigodes encaracolados e proeminentes
  • Orelhas grandes e pontudas
  • Cauda longa e peluda, arredondada na ponta
  • Cabelos macios, cacheados, curtos ou médios.
Quais cuidados precisa ter com a raça?

No que diz respeito à escovação, é uma raça de pelo encaracolado, por isso é importante escovar com frequência várias vezes por semana . Também precisaremos criar um bom vínculo cuidador-gato para que eles toleram a atenção.

As pernas curtas do gato Skookum podem causar problemas na coluna ou nos ossos. Isso ocorre porque o tamanho das pernas se deve a um tipo de nanismo chamado acondroplasia . Essa displasia óssea é genética e consiste em uma alteração no material genético (DNA) que gera alterações no receptor do fator de crescimento de fibroblastos 3. Isso gera anormalidades na formação da cartilagem, com consequente alteração no crescimento ósseo.

Por causa de sua estrutura óssea, o gatinho deve ser mantido ativo e devemos garantir que ele se exercite para manter seus músculos fortes.

Além do acima, ainda é uma raça nova e experimental. Não houve tempo suficiente para associar certas doenças. Ao dizer isso, pensa-se que o hipotireoidismo felino e os problemas renais podem estar ligados à acondroplasia. O conhecido Grumpy Cat que morreu em 2019 aos 6 anos tinha acondroplasia e prognatismo (dentes inferiores na frente dos superiores devido a uma deformação genética da mandíbula). Eles morreram devido a complicações de uma infecção nos rins.

Embora uma expectativa de vida não tenha sido estabelecida, acredita-se que se a acondroplasia não causar dor ou consequências, a expectativa de vida seria o padrão de qualquer gato tratado e cuidado corretamente