O que faço se meu hamster de estimação tiver piolhos?

Se o seu hamster de estimação está coçando e coçando, ele pode ter um ectoparasita comum chamado piolho.

A palavra piolho é assustadora e provavelmente dá coceira só de pensar nisso, mas não se preocupe, existem maneiras de evitar esse pequeno parasita nojento e tratar com segurança seu animal de estimação se ele o contrair. Os piolhos de animais de estimação podem ser tratados e eliminados com segurança se você souber o que fazer.

• Mate os piolhos

Se você suspeitar que seu hamster de estimação tem piolhos, procure atendimento médico de seu veterinário exótico imediatamente. Seu veterinário exótico pode diagnosticar seu animal de estimação com piolhos e tratá-lo adequadamente, possivelmente usando um medicamento como ivermectina ou selamectina off-label (o que significa que o medicamento não se destina a esse fim, mas os veterinários o usam rotineiramente e têm permissão legal para fazê-lo).

Não tente comprar medicamentos de venda livre em uma drogaria ou pet shop para tratar piolhos de hamster. Os tratamentos contra piolhos humanos são fortes demais para um animal de estimação pequeno e podem matar seu rato. Os tratamentos em lojas de animais de estimação podem ser perigosos por si só, causando convulsões ou apenas sendo ineficazes e um desperdício de dinheiro. É melhor livrar o seu animal de estimação dos piolhos do que o próprio animal de estimação dos piolhos, então jogue pelo seguro e fale com o seu veterinário.

• Limpe bem a gaiola

Depois que seu hamster receber o tratamento adequado de seu veterinário e antes de devolver seu animal de estimação ao recinto, limpe e lave bem a gaiola, os pratos e todos os brinquedos na gaiola com água e um pouco de detergente neutro. Certifique-se de enxaguar todo o sabão antes de colocar roupas de cama novas. Jogue fora todas as roupas de cama e alimentos que possam ter sido infectados anteriormente e congele todos os materiais restantes para matar insetos que possam estar escondidos por pelo menos 24 horas.

• Ácaros x Piolhos

Simplificando, os ácaros são aracnídeos como aranhas e carrapatos, e os piolhos são insetos como formigas. Existem também dois tipos de piolhos, piolhos sugadores e piolhos mordedores ou mastigadores. Os piolhos sugadores são mais preocupantes do que os piolhos mastigadores devido à possibilidade de transmissão de doenças transmitidas pelo sangue e anemia (perda excessiva de sangue). Independentemente do tipo de piolho, ambos causam bastante coceira. Não atrase o tratamento se notar coceira no hamster.

• Animais de estimação em risco

Ratos, camundongos, porquinhos-da-índia e gerbils são os animais de estimação mais comuns para adquirir piolhos. Curiosamente, por mais populares e supercriados que tenham se tornado, os hamsters não são amplamente conhecidos por serem infectados com piolhos, mas os porquinhos-da-índia geralmente o fazem. Os coelhos podem ocasionalmente ser infectados, especialmente se passaram algum tempo com outros coelhos, como em uma feira ou exposição de coelhos.

Se o seu rato estiver com coceira, é melhor levá-lo ao veterinário depois de limpar o ambiente e garantir que o ar não esteja muito seco em sua casa.