Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço em pets

Neste mês falamos sobre a conscientização e combate ao Câncer de cabeça e pescoço em animais de estimação

O câncer de cabeça e pescoço refere-se a um grupo de cânceres biológicos que se originam no lábio, cavidade oral, cavidade nasal, seios paranasais, faringe e laringe. Infelizmente, no homem, 90% dos cânceres de cabeça e pescoço são carcinomas de células escamosas (CEC) agressivos. Cães e gatos, no entanto, têm uma variedade muito maior de cânceres que afetam a cabeça e o pescoço, mas muitos ainda podem ser agressivos e muito difíceis de tratar.

Tumores orofaríngeos em gatos e cães, sendo o CEC altamente maligno responsável por 70% dos casos de tumores orofaríngeos em gatos. Os tumores orofaríngeos em cães representam 6% de todos os tumores caninos, sendo os melanomas os mais comumente encontrados (30-40% de todos os tumores orofaríngeos), seguidos pelo CEC (20-30%), depois pelos fibrossarcomas (10-20%) e finalmente pelos tumores dentários, incluindo epúlis (5%).

Os sinais clínicos associados aos tumores de orofaringe incluem halitose, diminuição do apetite, perda de dentes, presença de sangue nos alimentos ou saliva, disfagia e mastigação dolorosa. Linfonodos submandibulares e/ou pré-escapulares aumentados também podem ser observados, e isso for observado onde nenhum outro sinal clínico é visto, é imperativo examinar a boca com muito cuidado e observar, em particular, as amígdalas. O carcinoma tonsilar no cão é geralmente muito agressivo com metástases presentes em 50-73% dos casos no momento do diagnóstico. Pode ser uma condição muito dolorosa e é por isso que alguns desses cães encontrados com linfonodos aumentados precisarão de anestesia antes de examinar sua boca. Uma vez diagnosticado com carcinoma tonsilar, o tratamento geralmente envolve a abordagem multimodal de cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Sinais de câncer de cabeça e pescoço em pets:
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de peso
  • Dor
  • Desânimo
  • Tosse frequente
  • Feridas que não estão cicatrizando
  • Odores ou mau cheiro
  • Caroços
Como é feito o diagnóstico do câncer em animais?

Se você quer saber quanto tempo vive um cachorro com câncer é fundamental que aconteça um diagnóstico precoce. Isso pode aumentar as chances de vida do seu cachorro, por isso é necessária a avaliação pelo menos uma vez ao ano no veterinário. Assim, caso o profissional suspeite de câncer, irá encaminhar direto para um oncologista.

São utilizados diversos exames, abaixo listamos os principais:
  • Exames de imagem
  • Biópsia
  • Imunohistoquímica e PCR
  • Hemograma e bioquímica
  • Citologia aspirativa

Por isso, se seu pet apresentar quaisquer sintomas, leve-o ao veterinário, pois quanto antes o câncer for descoberto, maiores são as chances de vida do seu pet!

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)