Preciso medicar: E agora?

O que todos queremos é que nossos pets nunca fiquem doentes, não é mesmo?

Mas é inevitável, em algum momento, precisar de medicamentos. E nesta hora você tem que decidir onde comprar o medicamento do seu pet.

 

É claro que minha sugestão vai ser em uma farmácia de manipulação veterinária. Mas tem duas situações que sugiro comprar o industrializado: 1) quando o medicamento não pode ser manipulado (por ser patenteado ou não estar disponível em farmácias de manipulação) e 2) quando o tratamento precisa ser iniciado imediatamente (medicamento manipulado é feito sob medida e precisa de um tempo para ficar pronto).

Neste caso: comprar em drogaria ou loja especializada em pets? Com certeza a melhor opção é em loja especializada. Isso porque:

Se for um tratamento oral, o Trato Gastrointestinal (TGI) dos animais de estimação é diferente dos humanos. E muitos ingredientes presentes nos medicamentos industrializados para humanos podem ser tóxicos para pets.

Já no tratamento tópico (xampus, condicionadores e perfumes), os cães são mais suscetíveis alergias, por isso necessitam de ativos hipoalergênicos específicos. Além disso, os cães têm 60 vezes mais células olfativas do que nós humanos. Por isso um cheiro agradável para nós pode ser insuportável para os cães.

Por isso, se precisar de medicamento para o seu pet para uso imediato, opte sempre por lojas especializadas.

Nos outros casos, a farmácia de manipulação é a melhor opção. E vou te dar 4 argumentos:

  • POSSIBILIDADE DA PRESCRIÇÃO DA DOSE EXATA BASEADA NO PESO DO SEU AMIGO – sim, porque os industrializados têm dosagens especificas. E é muito comum ter que dividir comprimido (e como dividir certinho?) ou ter que dar dois ou até três comprimidos para os pets maiores. Na manipulação o medicamento é personalizado, feito na medida certa para o seu pet. E se ele toma outros medicamentos, veja o próximo argumento…
  • POSSIBILIDADE DE COLOCAR DOIS OU MAIS ATIVOS NA MESMA FÓRMULA – se os medicamentos forem farmacologicamente compatíveis (e muitos são), podem ser associados. Já imaginou poder dar todos os medicamentos que seu pet precisa em uma mesma formula? Tudo de bom, né? E se você tem uma caixa em cima da geladeira com todos os medicamentos que “sobraram” depois do termino do tratamento, isso pode acabar também…
  • POSSIBILIDADE DE COMPRAR A QUANTIDADE EXATA PARA O TRATAMENTO – nunca mais você vai precisar comprar medicamento a mais. Na manipulação é possível fazer 1, 2, 7, 14, 28 ou qualquer outra quantidade que precisar. E a cereja do bolo é…
  • TEM A MELHOR RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO – isso porque enquanto as indústrias tem grandes fábricas, centenas de funcionários e investem alto em marketing, as farmácias de manipulação tem estrutura mais enxuta, sem perder a qualidade. São os mesmos fornecedores de matérias-primas e os processos garantem a rastreabilidade e eficiência. Tudo para garantir o melhor resultado no tratamento do seu pet.

Mas existe diferença entre farmácia de manipulação HUMANA e VETERINÁRIA? Sim. E muita!

A começar pelos órgãos fiscalizadores: a VETERINÁRIA segue as normas do MAPA e a HUMANA da ANVISA. Portanto a farmácia de manipulação HUMANA é PROIBIDA de fazer medicamento VETERINÁRIO sem o MAPA (e vice versa). Além disso as existem particularidades nas diversas espécies de animais de estimação que só uma farmácia de manipulação veterinária sabe.

Não menos importante, animais de estimação necessitam de formas farmacêuticas especificas para cada espécie. Via de regra: cães gostam mais de biscoitos, gatos gostam mais de pasta, aves e pequenos roedores gostam mais de soluções liquidas. E estas formas farmacêuticas diferenciadas você só encontra nas farmácias de manipulação VETERINÁRIAS.

Da próxima vez que for medicar seu animal de estimação, procure uma Farmácia de Manipulação Veterinária! Você vai adorar.

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

Deixe um comentário