Medo de fogos de artifícios – parte 01

É muito comum nesta época do ano, que muitos animais percam a vida por causa do medo de fogos de artifícios. 

 

Nesta primeira dica, vamos te dar algumas orientações sobre o que fazer com animais com medo de fogos de artifícios!

Primeiramente, é sempre importante manter e transmitir calma e confiança para o seu pet. Muitas pessoas ao verem seu animal em desespero acabam pegando ele no colo e isso é muito prejudicial, pois ele vai entender que ele realmente está em risco, reforçando assim o medo dele perante ao barulho.

Se seu pet tenta se esconder em algum lugar, não ache que é frescura ou safadeza. Já vimos vários relatos de tutores que retiram o animal à força ou muitas vezes batem nos pets quando eles se escondem e isso além de ser maus-tratos, gera um trauma horrível no animal. 

Mas o que fazer então com animais com medo de fogos de artifícios?

É importante iniciar a preparação do animal bem antes das festas de final de ano. 

Em caso de pânico leve (os que procuram um lugar para se esconder) você pode oferecer para ele um lugar seguro e confortável para que ele fique ou deixe que ele fique no local que ele costuma se esconder, pois assim, ele se sente seguro e não terá problemas. Outra dica é colocar uma caixa de transporte e cobrir com um cobertor ou lençol com o seu cheiro, além dele se sentir abrigado, ele sentirá que você está sempre por perto.

Uma dica muito importante é não prender com coleiras, correntes neste dia, pois no desespero ele pode morrer enforcado. Procure deixar seu pet em um local fechado e livre de qualquer objeto que possa feri-lo. Tranque bem portas, portões, pois na angústia o animal pode fugir e assim ser atropelado ou se perder.

Em breve daremos mais dicas de como ajudar animais com medo de fogos, fique atento 😉

Sobre a Only Vet:

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855

 

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

Deixe um comentário