FIV e FeLV em gatos

Você conhece essas doenças FIV e FeLV? Hoje vamos falar um pouco sobre elas!

O vírus da imunodeficiência felina (FIV), conhecidas como “Aids” e vírus da leucemia felina (FeLV) “leucemia” felina, essas duas doenças virais assusta muito os tutores, mas se cuidadas, os gatinhos podem ter uma boa qualidade de vida!

São duas doenças graves que podem levar o gato infectado à morte. Importante informar que estes vírus não atingem os seres humanos.

A FIV compromete o sistema imunológico do animal, muito parecido com o vírus do HIV em humanos, por isso do nome Aids Felina. O vírus pode ser transmitido de um gato para o outro durante o parto, em brigas, amamentação, acasalamento, contato com o sangue ou urina do animal infectado.

O gato positivo para a FIV tem baixa imunidade, e por este motivo, é mais frágil para as doenças. Uma gripe, por exemplo, pode ser muito mais difícil de ser curada.

A FeLV (Leucemia felina), é causada por um vírus que pode ser transmitido por secreções como saliva, fezes, urina, sangue e amamentação. Comedouros compartilhados também podem ser disseminadores do vírus. Para os animais positivos para FeLV, tem baixa imunidade e fazendo com que o animal tenha maior incidência de tumores.

Quais os sintomas?

Quando recém-infectado com a FIV, o gato pode apresentar sintomas leves como falta de apetite e febre. Esses sintomas duram em torno de dois dias, e após os primeiros dias de infecção, o gato pode não ficar doente durante meses ou anos e neste período os gatos podem infectar outros felinos. O vírus pode ficar assintomático e quando ele se torna ativo,  ele enfraquece o sistema imunológico, suscetível a doenças. Quando está exposto pela primeira vez ao vírus da FeLV, um gato pode não ter sintomas da doença. Alguns gatos expostos ao FeLV podem eliminar totalmente o vírus de seu corpo. Em alguns felinos, a infecção torna-se ativa no corpo quando eles apresentam problemas como glóbulos vermelhos baixos (anemia) ou algum câncer. Estes problemas podem ser agravados e levar o gato à morte.

E como diagnosticar essa doença?

O diagnóstico destas doenças é feito através de testes. Sempre que seu gato estiver doente, ele deve fazer exames para a detecção de infecções por FIV e FeLV.

Como prevenir essa doença?

Para a FIV ainda no Brasil não existe vacinas. Mas é importante manter as outras vacinas em dia e enviar que seu gato tenha contato com animais de fora de casa e caso você adquira outro gato é importante testá-lo também para evitar a transmissão dos vírus.

Seu veterinário poderá te orientar sobre as necessidades e cuidados na prevenção destas doenças.

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855