Labrador Retriever – inteligentes, amáveis e extrovertidos

O Labrador Retriever é extrovertido, amigável e entusiasmado. O labrador é uma raça de cachorro muito inteligente, que precisa de muita atenção, treinamento e amor. Hoje veremos os prós e contras dos labradores.

O Labrador Retriever teve um lugar merecido como uma das raças de pedigree mais populares por anos. De uma rica história como companheiro de trabalho a encontrar seu lugar em lares modernos em todo o mundo, este cão animado faz amigos onde quer que vá.

Qual é a origem do Labrador Retriever?

Os Labradores originais eram cães de água para todos os fins originários da Terra Nova, não do Labrador. Não só a raça não se originou no Labrador, mas também não foi originalmente chamada de Labrador Retriever. A Terra Nova do início de 1800 veio em tamanhos diferentes, um dos quais era o “Lesser” ou “St. John’s” Newfoundland—a primeira encarnação do Labrador.

Esses cães – cães pretos de tamanho médio com pelos curtos – não apenas recuperavam caça, mas também peixes, puxavam pequenos barcos de pesca em águas geladas e ajudavam o pescador em qualquer tarefa que envolvesse natação. Eventualmente, a raça morreu em Newfoundland, em grande parte por causa de um pesado imposto sobre os cães. No entanto, um núcleo de labradores foi levado para a Inglaterra no início de 1800, e é desses cães, juntamente com cruzamentos com outros retrievers, que a raça continuou. 

Foi também na Inglaterra que a raça ganhou fama de extraordinário retriever da caça de terras altas. Inicialmente  Labrador pretos foram favorecidos sobre cores amarelas ou chocolate. No início de 1900, as outras cores se tornaram mais aceitas. A raça foi reconhecida pelo English Kennel Club em 1903 e pelo AKC em 1917. A popularidade desta raça cresceu de forma constante até que o Labrador Retriever se tornou a raça mais popular na América em 1991 e permanece assim até hoje.

Qual é o comportamento e temperamento do Labrador Retriever?

Poucas raças merecem tanto sua popularidade como o Labrador Retriever. Quando treinada, a raça é obediente e amável, e tolera as travessuras de crianças, outros cães e outros animais de estimação. O Lab é um cão de casa calmo, um cão de quintal brincalhão e um cão de campo intenso, tudo no mesmo dia. Os labradores estão ansiosos para agradar, gostam de aprender e se destacam em obediência. É uma raça poderosa que adora nadar e se recuperar. Os labradores precisam de desafios físicos e mentais diários para se manterem ocupados. Um laboratório entediado pode ter problemas! O instinto de caça do Labrador pode levar um cão a vaguear, por isso é necessário treino e um quintal seguro.

Graças ao seu papel como companheiro de um caçador, o labrador retriever é um cão robusto, onde o Labrador Retriever fêmea adulta pode ter seu peso de 25 em 32 kg. e o Labrador Retriever macho adulto varia de 29 em 36 kg com o tamanho de  De 54 a 57 cm. Os labradores podem ter  três cores: chocolate, preto e amarelo. Enquanto labradores pretos eram os favoritos dos criadores, todos os três tipos de labradores são comuns hoje em dia. Alguns criadores oferecem Labs “raros”, incluindo branco polar, vermelho raposa e até prata, mas estas são simplesmente variações das três combinações de cores originais do Lab. 

Quais cuidados precisam ter com a raça Labrador Retriever?

Labradores são cães ativos e sociáveis. Eles precisam de exercícios diários, de preferência na forma de recuperação e natação. Tutores com piscinas devem cercar ou estar preparados para compartilhar a piscina com o cão. A escovação semanal é necessária para remover os pelos mortos.

Com relação à saúde, as principais preocupações são: doença cardíaca coronária, displasia do cotovelo, obesidade, luxação patelar. E preocupações menores: catarata, pontos quentes, displasia da retina, hipotireoidismo e ocasionalmente observados: diabetes, entrópio, distiquíase, displasia da valva tricúspide, miopatia centronuclear, colapso induzido por exercício

Por isso, é indicado fazer constantemente exames no: quadril, cotovelo, olho, colapso induzido por exercício (DNA), (miopatia centronuclear) e (joelho).

A expectativa de vida do Labrador Retriever é de 10 a 12 anos

Foto: IstockPhoto

 

Sobre a Only Vet:

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)