Pequinês: um grande parceiro

Pequinês é feito para morar em um apartamento. Devido a seus narizes curtos, Pequinês roncam, alguns bem alto e eles não toleram o calor. Tem olho redondo e esbugalhado.

A raça conta com uma pelagem moderadamente longa e camada superior rústica, enquanto o subpelo é mais macio. As cores populares do cachorro Pequinês são preto e vermelho. Com tronco curto e tórax largo, seu tamanho geralmente não passa de 23 cm, com peso entre 2 e 6 kg, sendo que a fêmea costuma ser um pouco maior que o macho. Por outro lado, é bom destacar que ele adora a companhia do tutor e da família, por isso, prepare-se para ter um grande parceiro!

Qual a origem do Pequinês?

Criado na China nos anos 100 dC, o cachorro da raça Pequinês sempre foi visto como um excelente cão de companhia. Muito apegado aos seus humanos, ele costuma ser alegre e divertido, mas não tão amistoso com estranhos. Os Pequineses já foram considerados animais de luxo e, há algumas décadas, eram bastante populares no Brasil. Atualmente, seus “primos” (o lhasa apso e o shih tzu) ganharam mais espaço, tendo havido uma época em que a raça fora considerada extinta em nosso território.

Qual o comportamento e temperamento do Pequinês?

Os Pequineses são muito inteligentes, mas essa inteligência é compensada por uma mente independente e uma grande teimosia. Treiná-los é um desafio. Eles se consideram responsáveis ​​por qualquer situação, então você deve convencê-los de que você está no comando e que fazer o que você quer é uma vantagem para eles. Os Pequineses não respondem bem a treinamento ou disciplina severos e isso pode fazer com que se tornem defensivos e possivelmente mordam. Essa característica os torna excelentes cães de guarda, eles gostam de latir quando estranhos se aproximam. Eles são corajosos, às vezes a ponto de serem imprudentes, e irão defendê-lo, se necessário.

Quais cuidados precisam ter com a raça?

O cachorro da raça Pequinês costuma ter uma boa saúde, mas hérnia de disco e luxação de patela podem ser uma realidade de alguns cãezinhos. Seus olhos saltados pedem atenção para com acidentes. Seu pelo precisa ser escovado pelo menos dia sim, dia não, pois podem desenvolver nós com bastante facilidade. Para que os pelos fiquem sempre bem limpinhos, não se esqueça de utilizar um shampoo apropriado para esse tipo de pelagem. O mesmo vale para produtos como condicionadores e o desembaraçadores! Os cãezinhos da raça Pequinês possuem uma quantidade excessiva de rugas no rosto, isso pode causar problemas com dermatite das dobras da pele, irritações da pele e infecções. As dobras devem ser mantidas limpas e secas. A região deve ser inspecionada diariamente e sempre limpa com produtos específicos para não desenvolver problemas com fungos que causam mau cheiro na região. O cachorro Pequinês precisa ter sua ração recomendada por um médico-veterinário. A ajuda do especialista na definição da dieta, bem como a quantidade de grãos a ser oferecida, faz toda a diferença para que o animal cresça de forma saudável e feliz, pois tendem a ganhar peso se superalimentados. 

Para obter um cão saudável, nunca compre um filhote de um criador irresponsável, fábrica de filhotes ou loja de animais. Procure um criador respeitável que teste seus cães reprodutores para garantir que eles estejam livres de doenças genéticas que possam passar para os filhotes e que tenham temperamentos saudáveis.

A vida média da raça Pequinês é de 13 anos.

Curiosidades sobre a raça Pequinês

Uma das raças caninas mais antigas do mundo (cerca de 4 mil anos), o Pequinês também tem sua origem cercada de lendas. Uma delas conta que esse cão miniatura é resultado da paixão impossível entre um leão e uma macaca de pequeno porte. Desse relacionamento teria nascido o cachorro pequinês, que reunia a coragem do pai e a inteligência e doçura da mãe.

Foto: Pixabay

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)