Atividade nutrigenômica de compostos derivados de plantas

Atividade nutrigenômica de compostos derivados de plantas em saúde e doença: Resultados de um estudo de intervenção alimentar em cão

O estudo foi realizado para investigar os efeitos das administrações alimentares de quatro nutracêuticos em cães. Setenta e quatro cães foram inscritos nos ensaios, 24 cães saudáveis foram alimentados com uma dieta de controle (TC) e os grupos experimentais receberam por 60 dias a mesma dieta complementada com nutracêuticos, ou seja, Echinacea angustifolia (EA, 0,10 mg/kg de peso vivo como echinacoside; 14 cães), mico-mirtilo vaccinium (VM, 0,20 mg/kg de peso vivo como antoocyanidina, 13 cães), Curcuma longa (CL, 6,60 mg/kg de peso vivo como curcumina, 18 cães com artrose) e Sylibum marianum (SM, 1,5 mg/kg de peso vivo como sílibina, 8 cães com hepatopatia). Os cães foram ponderados no início do estudo e amostras de sangue foram coletadas no início (T0) e no final (T60) do estudo. VM significativamente para baixo regulado TNF, CXCL8, NFKB1 e PTGS2 e diminuiu a ceruloplasmina plasmática (CuCp). A atividade da EA foi evidenciada pela diminuição significativa da expressão TNF e NFKB1 e pelos níveis de CuCp e pelo aumento do plasma Zn. Administração de CL causou uma diminuição significativa do CCP e aumento do ZN e uma regulação para baixo de TNF, CXCL8, NFKB1 e PTGS2, corroborando a ação anti-inflamatória dos curcuminoides. Após 60 dias de tratamento com SM, a atividade de plasma ALT/GPT foi reduzida e a paraoxonase foi aumentada, apoiando a atividade antioxidante da silymarina, também confirmada pela regulação significativa do SOD2. Os resultados indicaram que as administrações nutracêuticas em cães podem ser uma abordagem interessante para modular a resposta imune, a fim de melhorar a condição de saúde dos animais.

Texto referência: https://www.sciencedirect.com/science