Sagui como animal de estimação?

Talvez você sempre quis ter um macaco ou um sagui de estimação. Felizmente para sua curiosidade, cada estado tem leis de animais exóticos que permitem, restringem ou proíbem a propriedade de certos tipos de animais.

Mesmo que você tenha permissão para possuir um determinado tipo de animal, ainda poderá ser  responsabilizado por quaisquer ferimentos ou danos  causados ​​​​pelo seu animal de estimação exótico, que podem ser graves. Saguis são animais selvagens que têm necessidades de bem-estar muito específicas, é impossível proporcionar um ambiente tão complexo e rico, pois são animais tropicais que necessitam de um clima quente.

Os saguis são animais altamente inteligentes que se entediam facilmente, o que pode causar estresse intenso. Eles também usam seus dentes para fazer buracos em troncos de árvores e colher seiva. Muitas vezes são confundidos com os micos. Possuem tufos de orelha em forma de leque, garras afiadas e cauda longa, gostam de agarrar e saltar. Os saguis são animais mamíferos, ativos e amigáveis, podem ser facilmente domesticados. Frequentemente são mantidos como animais de estimação em sua área nativa. Mas manter sua dieta e habitat pode ser um desafio fora de sua área de origem. Os saguis pesam cerca de 90 gramas e atingem 600 gramas ou mais.

Qual a origem da raça Sagui?

Os saguis são encontrados principalmente nas florestas tropicais da América do Sul, com algumas populações residuais na América Central. Os saguis comem principalmente seiva e goma de árvores, mas também comem folhas, frutas, sementes e flores, além de insetos, caracóis, lagartos, sapos e filhotes de pássaros.

Qual o comportamento e temperamento Sagui?

São animais sociais que vivem em pequenos grupos, chamados de tropas, compostos de quatro a 15 parentes e muitas vezes territoriais. Eles são altamente sociais na natureza, eles criam grupos estáveis, então mantê-los sozinhos é antinatural. Os macacos saguis são inteligentes e os primeiros anos de suas vidas são um momento crucial para eles adquirirem bons e maus hábitos. Uma vez desenvolvidos, eles ficam com eles por toda a vida, então você deve estar disposto a manter seu compromisso de criá-los, independentemente do mau comportamento. Se comunicam usando vocalizações.

Quais cuidados precisam ter com a espécie?

Os saguis também têm garras e usam sua cauda longa quando querem segurar e equilibrar. De fato, suas caudas os ajudam a balançar graciosamente entre as árvores, apesar de seu pequeno tamanho. São animais diurnos e altamente ativos durante o dia em seu habitat natural. Os saguis marcam o cheiro ao seu redor , por isso não são adequados para mantê-los em casa. A casa vai cheirar ao forte odor almiscarado dos saguis, pois eles marcam o cheiro do ambiente e os móveis e utensílios podem sofrer danos.

As doenças que o sagui pode ter e transmitir a raiva, verminoses, enterites que são inflamações no intestino, ectoparasitos que são as pulgas e carrapatos e pneumonia.  Quando vivem estressados, eles ficam ainda mais vulneráveis a contrair e transmitir doenças aos humanos, incluindo enfermidades que o animal não encontraria na natureza. Além disso, o sagui pode trazer doenças que estão presentes apenas na natureza para centros urbanos.

Os saguis podem viver até 18 anos.

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)