Raça de cães exóticos: Cão-lobo tchecoslovaco

Cão-lobo tchecoslovaco é um cão  alerta e primitivo que se assemelha a um lobo na aparência. Eles são altamente inteligentes, poderosos, ativos, leais e dedicados ao seu tutor.

O cão-lobo tchecoslovaco têm visão, audição e olfato superiores e são conhecidos por terem excelente resistência e resistência. O Vlcak da Tchecoslováquia foi originalmente criado para trabalhar na patrulha de fronteira na Tchecoslováquia na década de 1950. Eles são usados ​​atualmente na Europa e nos Estados Unidos para busca e resgate, rastreamento, obediência, agilidade, desenho, pastoreio e esportes de cães de trabalho. Criado para versatilidade e resistência em elementos agressivos e é muito mais independente por natureza do que muitas outras raças de trabalho. Eles são uma excelente opção para acompanhar ou rastrear esportes/trabalho, ou como um companheiro para proprietários ativos que gostam de passar o tempo fazendo atividades ao ar livre, como ciclismo, corrida ou caminhada. Eles não são, no entanto, recomendados para tutores de primeira viagem.

Qual é a origem da raça Cão-lobo tchecoslovaco?

No ano de 1955, um experimento biológico ocorreu na Tchecoslováquia. O cruzamento de um cão pastor alemão com um lobo dos Cárpatos. O criador da raça foi um tcheco, Sr. Hartl, seguido por um eslovaco, Sr. Rosik. Quando a Tchecoslováquia se dividiu em dois países: República Tcheca e Eslováquia, este último recebeu o patrocínio. O CWD é uma das raças nacionais da Eslováquia. O experimento estabeleceu que a progênie do acasalamento de um cão macho com uma loba, bem como a de um lobo macho com uma cadela, poderia ser criada. A esmagadora maioria dos produtos desses acasalamentos possuíam os requisitos genéticos para a continuação da reprodução. No ano de 1965, após o término do experimento, foi elaborado um plano para a criação desta nova raça. Isso era para combinar as qualidades usáveis ​​do lobo com as qualidades favoráveis ​​do cachorro. No ano de 1982, o cão-lobo da Tchecoslováquia foi reconhecido como uma raça nacional.

Qual o temperamento da raça Cão-lobo tchecoslovaco

O cão-lobo da Tchecoslováquia é animado, muito ativo, capaz de resistência, dócil com reações rápidas. É destemido, corajoso, desconfiado, mas não ataca sem motivo. Ele mostra uma tremenda lealdade para com seu mestre. Resistente às condições meteorológicas. Versátil em seu uso. O Cão-lobo tchecoslovaco é muito brincalhão. Sem liderança adequada pode ser temperamental. Aprende facilmente. Podemos admirar suas qualidades gerais em vez de sua especialização. No entanto, não devemos esperar que ele treine espontaneamente; o comportamento do Cão-lobo tchecoslovaco é estritamente proposital – é necessário encontrar motivação para o treinamento. A causa mais frequente de fracasso é geralmente o fato de que o ser humano não é tão obstinado quanto o cão, falta de liderança e/ou o cão está cansado com repetições longas e inúteis do mesmo exercício, o que resulta na perda de motivação. 

Esses cães têm sentidos admiráveis ​​e são muito bons em seguir trilhas. Eles são realmente independentes e podem cooperar na matilha com um propósito especial. Se necessário, eles podem facilmente mudar sua atividade para o horário noturno. O trabalho independente da matilha sem o necessário controle de um homem foi a razão de seu uso no exército. Às vezes, podem ocorrer problemas durante o treinamento quando é necessário latir. Os cães-lobos da Tchecoslováquia têm uma gama muito maior de meios de expressão e, em algumas situações, latir não é natural para eles; eles tentam se comunicar com seus mestres em outros caminhos. Geralmente, ensinar Cão-lobo tchecoslovaco com desempenho estável e confiável leva um pouco mais de tempo do que ensinar raças especializadas tradicionais. O Cão Lobo da Tchecoslováquia pode ser um pouco agressivo se os humanos não estiverem demonstrando a devida autoridade. Geralmente não é confiável com outros animais de estimação. Geralmente é bom com crianças, mas desconfiado e vigilante com estranhos.

Quais as características da raça Cão-lobo tchecoslovaco?

A raça forma laços estreitos com sua família imediata, mas o cão-lobo da Tchecoslováquia é inerentemente desconfiado de estranhos. Sem socialização adequada, essa cautela inata pode se tornar exagerada. Embora a raça possa latir, muitos dos cães são muito quietos.

Altura: Machos  medem pelo menos 65 cm e as fêmeas pelo menos 60 cm e com relação ao peso os machos  pesam a média de 26 kg e as fêmeas pelo menos 20 kg.

Quais cuidados precisa ter com a raça?

Esta raça perde muito pêlo duas vezes por ano. O banho é mais desnecessário, pois o pêlo espalha a sujeira facilmente. Shampoo seco ocasionalmente. Este cão é limpo e inodoro.

Em geral, esta é uma raça saudável e robusta. Os problemas de saúde mais comuns são:

  • Displasia do quadril: Desenvolvimento anormal de uma ou ambas as articulações do quadril
  • Displasia do cotovelo: Anormalidades do crescimento esquelético causando claudicação nos antebraços
  • Mielopatia Degenerativa: Afeta a substância branca da medula espinhal, que degenera e causa claudicação dos membros posteriores

O cruzamento de cães e lobos trouxe uma expectativa de vida muito longa – os cães-lobos vivem cerca de 12 a 16 anos.

Foto: IstockPhoto

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)