Medicamentos do seu animal de estimação

Quando seu animal de estimação tem uma condição médica, seu veterinário pode prescrever um ou mais medicamentos destinados a gerenciar, tratar ou curar o problema.

Embora existam alguns medicamentos veterinários específicos, muitos dos medicamentos usados ​​na medicina veterinária são os mesmos usados ​​nas pessoas.

Tipos de medicamentos comumente usados

A lista abaixo contém os tipos de medicamentos mais usados ​​em cães e gatos, mas não é de forma alguma uma lista completa de todos os tipos de medicamentos usados ​​na medicina veterinária.

Antibióticos: são medicamentos que matam micróbios, como bactérias e leveduras, e são usados ​​para tratar infecções. Eles não matam vírus, mas às vezes são prescritos para tratar infecções bacterianas secundárias que podem ocorrer quando um animal está doente por uma infecção viral. Exemplos em cães e gatos incluem penicilina, trimetoprim-sulfa, cefalexina e enrofloxacina.

Anti-inflamatórios não esteróides: esses medicamentos comuns reduzem o inchaço, a inflamação, a dor e a claudicação. Exemplos incluem carprofeno, deracoxib, firocoxib e meloxicam.

Analgésicos opióides: esses medicamentos são geralmente derivados da morfina e podem ser analgésicos potentes. Exemplos incluem oxicodona, hidromorfona, butorfanol, meperidina e fentanil. A maioria dessas drogas são substâncias controladas devido ao seu potencial viciante.

Esteróides: os esteróides têm muitos usos diferentes. Eles podem ser potentes anti-inflamatórios e são frequentemente usados ​​para reduzir reações alérgicas e anafiláticas. Eles também são usados ​​em altas doses para suprimir o sistema imunológico. Exemplos incluem prednisona, prednisolona e dexametasona.

Antiparasitários: estes produtos destinam-se a prevenir, repelir ou matar parasitas internos ou externos, como vermes intestinais, protozoários intestinais (Giardia, etc.), dirofilariose, pulgas e carrapatos.

Drogas modificadoras de comportamento e sedativos: essas drogas são usadas para acalmar animais de estimação ansiosos ou ajudar a reduzir a ansiedade associada a vários problemas comportamentais em animais de estimação, preparar animais de estimação para anestesia e reduzir o movimento de animais de estimação durante procedimentos delicados. Exemplos incluem diazepam, xilazina, acepromazina e midazolam.

Hormônios e outros medicamentos usados ​​para tratar condições específicas: Exemplos incluem insulina usada para tratamento de diabetes, metimazol ou levotiroxina para níveis anormais de hormônio da tireóide e medicamentos para o coração, como atenolol, digoxina e pimobendan.

Quimioterápicos: esses medicamentos são usados ​​para tratar tumores e câncer. Exemplos incluem cisplatina, vincristina, doxorrubicina e ciclofosfamida.

Interações medicamentosas

As drogas agem de maneiras muito diferentes e, às vezes, esses mecanismos diferentes podem fazer com que uma droga interfira em outra de alguma forma. Além disso, o método do corpo de eliminar um medicamento pode afetar outro medicamento, alterando sua taxa de eliminação do corpo.

• Duas drogas podem ter um efeito aditivo, onde o resultado produzido é mais do que o esperado. Isso pode ser benéfico, mas também pode ser prejudicial.
  • Um medicamento pode acelerar ou retardar o metabolismo do corpo ou a eliminação de outro medicamento, o que pode resultar em toxicidade, danos aos órgãos ou tratamento ineficaz.
  • Um medicamento pode impedir que outro medicamento seja eficaz, interferindo em como ele age no corpo.

Sempre diga ao seu veterinário os medicamentos, incluindo quaisquer medicamentos e suplementos vendidos sem receita (incluindo vitaminas e quaisquer produtos holísticos ou homeopáticos), que você está dando ao seu animal de estimação. Anote com que frequência, quanto e como você dá a eles e compartilhe esta lista com seu veterinário.

Efeitos colaterais e reações adversas

Em geral, as escolhas de medicamentos envolvem a ponderação das vantagens da medicação (parar a infecção, reduzir a dor, etc.) contra os riscos potenciais e tomar medidas para reduzir ao máximo os efeitos colaterais. Essas medidas preventivas variam de acordo com o medicamento, mas podem incluir manter a dose e a frequência do medicamento o mais baixo possível (mas ainda eficaz); dar o medicamento pelo menor tempo necessário; e dar a medicação com o estômago cheio ou vazio.

Pesar as vantagens e os riscos é um processo importante que seu veterinário faz, em parte porque os próprios mecanismos que tornam os medicamentos eficazes para o tratamento de doenças também podem causar efeitos indesejados. Por exemplo, os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) reduzem a produção de prostaglandinas, muitas das quais aumentam a inflamação, a dor e o inchaço. No entanto, existem prostaglandinas “boas” em nossos corpos (e nos corpos de nossos animais de estimação) que realmente ajudam a nos proteger; um exemplo é a prostaglandina E, que ajuda a evitar que nosso estômago desenvolva úlceras. Tomar um AINE reduz a dor, o inchaço e a claudicação após uma lesão, mas o uso prolongado de AINEs pode levar a problemas estomacais devido ao seu efeito na redução da prostaglandina E. Além disso, o uso prolongado de AINEs pode afetar negativamente as prostaglandinas nos rins , resultando em alterações no fluxo sanguíneo dentro do rim que podem levar a danos nos rins. É por isso que é tão importante ler todas as informações que seu veterinário lhe der sobre o produto e ligar para seu veterinário se suspeitar de eventos adversos de qualquer medicamento que seu cão ou gato esteja tomando.

Quando os medicamentos é prescrito

• Informe o seu veterinário se o seu animal de estimação teve reações adversas a algum medicamento.
  • Faça perguntas para entender por que esse medicamento está sendo recomendado para seu animal de estimação e quais alternativas existem, se houver, para esse medicamento.
    •  Quando e como este medicamento deve ser usado?
    • Qual é a finalidade deste medicamento?
    •  O que devo fazer se perder uma dose?
  • Pergunte ao seu veterinário o que você deve procurar como sinais de problemas, reações adversas à medicação ou piora da condição do seu animal de estimação.
    • Se você observar algum desses sinais, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Não interrompa a medicação do seu animal de estimação, a menos que seja instruído a fazê-lo por um veterinário.
  • Se você obtiver a receita do seu animal de estimação em uma farmácia , não deixe que a farmácia altere a receita de forma alguma, incluindo a alteração da dose ou do medicamento prescrito, sem antes consultar o veterinário que o prescreveu. As dosagens de medicamentos em humanos podem ser muito diferentes do que é apropriado para um cão ou gato. Da mesma forma, pode haver grandes diferenças entre as necessidades de prescrição de cães e gatos.

Quando você não precisa mais do medicamento

• Descarte corretamente os medicamentos vencidos e não utilizados.
  • Mesmo se você achar que seu animal de estimação adoeceu com o mesmo problema que você tratou anteriormente com um medicamento, não decida por conta própria dar ao seu animal de estimação o mesmo medicamento ou sobras de medicamentos, pois isso pode ser prejudicial e atrasar um diagnóstico preciso do problema atual do seu animal de estimação. Converse com seu veterinário primeiro.

E se precisar manipular um medicamento, fale conosco!