Sim! Assim como nós, nossos companheiros peludos podem desenvolver asma.
Embora mais comum em gatos do que em cães, os animais de estimação também podem sofrer ataques de asma.
O que é asma em pets?
A asma canina e felina é muito semelhante à asma em humanos. É uma inflamação crônica das vias aéreas nos pulmões. Supõe-se amplamente que os ataques de asma em animais de estimação são causados como parte de uma reação alérgica.
Quando seu animal de estimação respira alérgenos, pode desencadear uma resposta imune causando inflamação que resulta em irritação, inchaço, constrição e produção de muco ou fluido nas vias aéreas. Essa reação grave, conhecida como ataque de asma, pode ser quase sufocante, dificultando a respiração do seu animal de estimação.
Quais são os sinais e sintomas da asma em pets?
Há uma série de sinais que podem ser indicativos de asma do animal de estimação, variando de leve a grave. Os sintomas comuns incluem:
- Ofegante excessivo
- Expansão e contração extremas do tórax
- Perda de energia e apetite
- Gengivas pálidas ou azuis
- Tosse ou tosse seca persistente
- Falta de ar
- Chiado
- Respiração de boca larga
Outro sintoma comum da asma felina é agachar-se ou agachar-se com o pescoço e a cabeça estendidos na tentativa de respirar mais facilmente. Os gatos também podem engasgar com muco espumoso durante ataques de asma.
Se notar algum desses sintomas em seu pet, procure atendimento veterinário.
ACIONADORES COMUNS
Embora existam vários fatores que podem contribuir para a asma em animais de estimação, acredita-se que ela seja resultado de uma reação alérgica. Essas reações ocorrem quando as vias aéreas ficam inflamadas devido a um alérgeno inalado que estimula o sistema imunológico do corpo. Gatilhos ou alérgenos comuns podem incluir:
•Poluição do ar
•Pesticidas ou fertilizantes transportados pelo ar
•Poeira ou partículas de areia para gatos
•Perfumes pesados, desodorizantes ou purificadores de ar
•Limpadores domésticos
•Pólen e esporos de mofo
•Fumaça de produtos de tabaco, incêndios ou culinária
DIAGNÓSTICO
Se você acha que seu animal de estimação tem asma, visite seu veterinário para um diagnóstico confirmado. Embora não haja um teste direto para animais de estimação, podemos confirmar o diagnóstico por meio de uma série de testes e exames físicos.
Raios-X, exames de sangue, amostras de muco brônquico e muito mais nos ajudarão a descartar outras causas para os sintomas do seu animal de estimação. Outras condições de saúde, como dirofilariose, obesidade ou infecções respiratórias, também podem apresentar sintomas semelhantes à asma de animais de estimação.
TRATAMENTO
Assim que o diagnóstico for confirmado, trabalharemos com você para encontrar o tratamento para o seu animal de estimação. O tratamento irá variar dependendo da gravidade da condição do seu animal de estimação.
Para casos leves, a medicação pode ser administrada através de um nebulizador ou inalador projetado para o seu animal de estimação. Esses medicamentos ajudarão a reduzir a gravidade dos ataques e aliviar os sintomas.
Para casos mais graves, um broncodilatador será usado para ajudar a abrir as vias aéreas. Anti-histamínicos e esteróides também podem ser prescritos para reduzir os sintomas de alergia e inflamação nas vias aéreas.
PREVENÇÃO
Além da medicação, tome medidas preventivas para remover possíveis gatilhos e alérgenos de sua casa para reduzir as chances de um ataque. Não fume perto de seus animais de estimação e limite o uso do fogo. Se você sabe que haverá fumaça, forneça ao seu animal de estimação um espaço livre de fumo. Use produtos de limpeza naturais em sua casa e filtros de ar em sua casa para manter sua casa livre de alérgenos.
A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855
Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)