Raça de Cães exótico: Pequeno cão russo

O pequeno cão russo, também chamado de Toy Russkiy, é do tamanho de um brinquedo. É uma raça de aparência muito especial. É uma das menores raças do mundo e pode ser de pelo comprido ou liso.

Eles são excepcionalmente pequenos e têm muita semelhança com os chihuahuas, o pequeno cão russo é animado, enérgico e adorável. A sua existência remonta à aristocracia russa e continua a ser considerada uma raça rara, especialmente nos Estados Unidos.

Qual é a origem da raça Pequeno cão russo?

No início do século 20, o Toy Terrier Inglês era um dos cães decorativos mais populares na Rússia. No entanto, no período de 1920 a 1950, o transporte de toy terriers foi quase interrompido e o número de cães caiu para um nível crítico. 

Somente em meados dos anos cinquenta os criadores de cães russos começaram o renascimento da raça. Praticamente todos os cães utilizados na criação não tinham pedigree; muitos deles não eram de sangue puro. O padrão estabelecido para o Toy Terrier difere significativamente do padrão do Toy Terrier Inglês em muitos aspectos. 

A partir deste momento, a evolução da raça na Rússia seguiu seu próprio caminho. Em 12 de outubro de 1958, dois cães de pêlo liso, um dos quais com pêlo ligeiramente mais comprido, deram vida a um cão macho com uma franja espetacular nas orelhas e nos membros. A decisão foi tomada para manter essa característica. O macho foi acasalado com uma cadela que também tinha um pêlo ligeiramente comprido. Assim, surgiu a variedade de pêlo comprido do toy terrier. Chamava-se Moscow Longhaired Toy Terrier. 

Um criador de cães de Moscou, Yevgueniya Fominichna Zharova desempenhou um papel importante na criação desta variante da raça. A longa evolução isolada e o processo de seleção específico resultaram na criação de uma nova raça, o Russian Toy (Pequeno Cão Russo) de dois tipos: pelo longo e pelo liso.

Qual o temperamento da raça Pequeno cão russo?

Um companheiro amoroso, inteligente e confiável para você e sua família. Você vai se apaixonar instantaneamente, e o único problema que seu Pequeno Cão Russo criará imediatamente na chegada será que ele fará você querer outro. Ágeis, resistentes, dedicados aos tutores – essa é a descrição de quem tem essa raça. 

Cão pequeno e elegante, alto nas pernas, de constituição quadrada. Ativos, muito animados, nem tímidos nem cruéis, esses cães são considerados fáceis de treinar. O treinamento de obediência é recomendado para qualquer tamanho de cão. Os Pequenos Cães Russos são divertidos de se trabalhar em testes de agilidade. Um verdadeiro cão de companhia. 

Adoraria ir com você em todos os lugares e devido ao seu tamanho você pode levá-lo. Gosta de participar de tudo o que você faz. Certifique-se de que você é o líder de matilha firme, confiante e consistente deste cão para evitar a síndrome do cão pequeno , induzida por humanos com problemas de comportamento. Lembre-se sempre, cães são caninos, não humanos . Certifique-se de atender seus instintos naturais como animais.

Quais as características da raça Pequeno cão russo?

Eles são cães de pequeno porte, têm entre 20 a 26 cm e pesam em torno de 1,3 a 2,7 kg. 

 Os Toy Terriers russos de pelo liso parecem pequenos cervos. Eles têm quatro pernas longas, um corpo forte, um pescoço longo e uma cabeça pequena com um focinho pequeno, grandes olhos inteligentes e grandes orelhas triangulares erguidas. O Long Haired Russian Toy, também conhecido como Russian Toy Terrier e Moscou Longhaired Toy Terrier, é uma cópia da variedade de pêlo liso e difere apenas por causa da bela pelagem longa em suas orelhas. Se você vir um pequeno cão russo de pêlos compridos, ficará realmente impressionado. Pelagem curta por todo o corpo e essas orelhas parecendo uma borboleta? Você nunca encontrará outro cachorro fazendo tanto efeito!

As cores mais difundidas são preto e castanho, vermelho (do claro ao profundo) e zibelina em variedades de pêlos longos e lisos. Você também pode encontrar marrom e bege, raro em Pequenos Cães Russos de Pelo Longo, e azul e bege, a cor mais rara, eles podem também serem encontrados com pequenas manchas brancas no peito e nos dedos e os animais de estimação podem ser pretos, marrons ou azuis (exceto vermelho).

Quais cuidados precisa ter com a raça?

A pelagem lisa e curta deve ser suavemente escovada ocasionalmente ou simplesmente limpa com um pano úmido. A pelagem longa deve ser escovada diariamente com uma escova de cerdas macias. Dê banho em ambos os tipos uma vez por mês, tomando cuidado para não entrar água nos ouvidos. Verifique as orelhas regularmente e mantenha as unhas aparadas. Esta raça é um shedder médio.

O Pequeno cão Russo é uma raça relativamente nova, então existem poucos problemas de saúde comuns com a raça que foram documentados. Como são tão pequenos, eles podem estar propensos a fraturas ósseas devido a incidentes como cair de um móvel ou pular de um carro. É importante manter esse risco em mente ao lidar com esses cães pequenos e todas as crianças em casa também precisam aprender técnicas de manuseio seguro.

Além disso, existem alguns problemas de saúde comuns que o brinquedo russo pode encontrar. Eles incluem:

  • Dentes restantes: se o seu cão não perder todos os dentes do filhote, os dentes restantes podem precisar ser removidos cirurgicamente, um problema comum em raças toy .
  • Luxação patelar : Um problema hereditário comum que faz com que a rótula deslize para fora do lugar à medida que o cão se move.

A expectativa de vida da raça é de cerca de 11 anos.

Foto: IstockPhoto

Sobre a Only Vet:

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)