Conexão do cérebro com o intestino

Você sabia da conexão do cérebro com o intestino?

Hoje vamos falar sobre essa ligação do cérebro com o intestino. Estudos em camundongos identificaram que a neurogênese (produção de neurônios) está diretamente ligada à composição da microbiota intestinal intestinal. E talvez você não saiba, mas muitos estudos apontam que a microbiota de cães, camundongos e seres humanos é muito similar. Por isso, podemos extrapolar este estudo para os pacientes caninos.

Outro dado importante é que 70 % dos neurotransmissores usados nas atividade cerebral de cães são produzidos no intestino. Inclusive a serotonina (conhecida como hormônio da felicidade).

Não é à toa que pacientes com doenças inflamatórias intestinais são mais agressivos, ansiosos, depressivos e apresentam mudanças comportamentais bruscas. Além disso, o estresse está diretamente ligado ao aumento de cortisol que causa disbiose.

O contrário também é verdade: equilibrando a microbiota, melhora-se a conectividade cerebral e, consequentemente, evita-se disfunção cognitiva e outras doenças neurológicas.

Você sabia disso? Muito interessante essa conexão do cérebro com o intestino!

Para saber mais, entre em contato comigo, clicando aqui!