Como está a saúde digestiva do seu pet?

O que muitos já sabem é que o intestino é responsável pela digestão de alimentos, absorção dos nutrientes e excreção de substâncias desnecessárias.

O intestino é  um importante órgão  que além da digestão, também é responsável pela detoxificação do organismo (juntamente com o rim) e pela imunidade dos cães e gatos.
Além disso ele é considerado o segundo cérebro. Parece frase clichê de nutricionista, mas existe muita ciência por traz disso:

1) Este órgão produz 70% dos neurotransmissores utilizados pelo cérebro. Por isso depressão, irritabilidade, insônia e até medo estão ligados a um intestino desequilibrado.

2) Eventos estressantes (viagens longas, fazer exames, longos períodos de solidão, ausência de passeios) desequilibram o intestino.

Algumas curiosidades:
• As células do intestino se renovam a cada 3 dias;
• A nutrição destas células depende diretamente do alimento que é ingerido;
• Temos 10 x mais bactérias no intestino do que células no corpo. E em um intestino saudável cerca de 80% destas bactérias são protetoras (boas).

O desequilíbrio entre bactérias protetoras e bactérias agressoras é chamado de disbiose. Ela ocorre principalmente por:

1) Alimentação desbalanceada (embutidos, alimentos ricos em açúcar e farinha, ração de baixa qualidade e baixa ingestão de água).
2) O uso indiscriminado de medicamentos (principalmente antiácidos, antibióticos e anti-inflamatórios)
3) Hipersensibilidade alimentar
Uma Microbiota desregulada influencia no aparecimento de Dermatites, Queda excessiva de pelos, Doenças Autoimunes, Hepatopatias, Disfunção Cognitiva, Problemas Articulares, Obesidade e até Câncer.
Todas as doenças crônicas estão ligadas a um intestino desregulado. Por isso leve seu pet regularmente ao veterinário.

Na matéria sobre alimentação e imunidade falamos um pouco mais sobre esse assunto!

Gostou dessas dicas? Quer saber mais notícias para uma vida melhor do seu pet? Clique aqui e leia mais matérias!

Quer saber mais curiosidade sobre cães? Clique aqui!

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855