IMUNIDADE FORTE ATRAVÉS DOS ALIMENTOS

Como falei no artigo anterior (Diga-me o que comes que direi quem tu és), o intestino é responsável por 70% da imunidade do organismo pets (e do nosso também).

 Hoje falarei sobre alguns minerais, vitaminas, probióticos e até antibióticos (naturais) importantes para o fortalecimento da imunidade e em que alimentos os encontramos. Vamos lá?

Começando pelo Zinco: o sistema imunológico precisa constantemente combater e identificar entrada de substancias externas (alérgenos, vírus, bactérias, entre outros). E o Zinco tem um papel fundamental na tradução, transporte e replicação do DNA. Fontes – grão de bico, castanhas, linhaça, gema do ovo, carnes vermelhas, frango.

Complexo B – É composto pelas vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Estudos comprovam que se o déficit de uma delas for tratado por todas o tratamento é muito mais eficaz. Mas vamos conhecer a função e fontes de cada uma:

Vitamina B1 – Atua no sistema nervoso e circulatório, auxilia na longevidade e melhora a função cerebral. Fontes – alface, espinafre, berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, nozes, atum, carne bovina e de aves.

Vitamina B2 – Previne catarata, ajuda na reparação e manutenção da pele. Fontes – vegetais, grãos integrais, carnes.

Vitamina B3 – Reduz triglicérides e colesterol, auxilia no sistema nervoso e imunológico. Fontes – leveduras, cereais integrais, brócolis, espinafre, cenoura, batata-doce, frutas secas, abacate, gema de ovos, carnes magras de bovinos e de aves, fígado.

Vitamina B5 – Auxilia na formação de células vermelhas, na desintoxicação, previne degeneração de cartilagens e ajuda na construção de anticorpos. Fontes – grãos integrais, levedura, brócolis, abacate, geleia real, ovos, carnes.

Vitamina B6 – Reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico, alivia náuseas. Fontes – Cereais integrais, semente de girassol, soja, amendoim, feijão, banana, abacate, espinafre, aves, peixes.

Vitamina B7 (ou Biotina) – Promove o crescimento celular, auxilia na produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue, previne a queda de pelos e alivia dores musculares. Fontes – couve-flor, ervilha, gema de ovo, carne de aves, fígado.

Vitamina B9 (ou Ácido Fólico) – Promove a saúde da pele e dos pelos, além de ser essencial na síntese de DNA. Fornece nutrientes para garantir a manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso. Muito importante no período de gestação. Fontes – folhas verdes, , cereais integrais, leguminosas fígado, carnes, peixes.

Vitamina B12 – Age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele e dos pelos. Fontes – ovos, leite, queijo fígado, carnes, peixes.

Vitamina C – por ser um potente antioxidante, auxilia na melhora do sistema imunológico. Fontes – frutas cítricas, morango, mamão papaia, melão, manga, brócolis, couve flor.

Probioticos – São bactérias benéficas e leveduras vivem no nosso trato digestivo. E elas ajudam no combate de patógenos que chegam ate la, além de ajudar na produção de imoglobulinas e na capacidade fagocítica de leucoticos (substancias responsáveis pela defesa do nosso organismo. Fontes – Iogurte, Coalhada, queijo Cottage.

Antibioticos naturais – Alho, gengibre, abacate, orégano, canela, manjericão, cravo-da índia, hortelã e cúrcuma.

Mas lembre-se: Qualquer mudança na alimentação do seu pet deve ser acompanhada por um veterinário.

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

3 comentários em “IMUNIDADE FORTE ATRAVÉS DOS ALIMENTOS”

  1. Pingback: Como está a saúde digestiva do seu pet?

  2. Pingback: REMÉDIO NÃO É MEDICAMENTO

  3. Pingback: Como cuidar de um animal idoso?

Deixe um comentário