Periquito-de-cabeça-de-flor

O periquito-de-cabeça-flor é uma espécie de papagaio asiático encontrado em toda a Índia e no sudeste da Ásia, mas são comercializados no Brasil. 

Eles são ligeiramente menores do que o periquito cabeça de ameixa semelhante e são mantidos em cativeiro com muito menos frequência. A espécie é adequada tanto como ave de companhia quanto como ave de aviário. Apenas os periquitos-de-cabeça-flor machos possuem a cabeça vivamente colorida, que é adquirida por volta dos 18 meses de idade. A fêmea tem a cabeça cinza-azulada e a plumagem verde mais escura e menos vibrante.

Periquitos-de-cabeça-flor são pássaros plácidos que podem compartilhar um aviário com outros papagaios plácidos (como Neophemas), tentilhões e pombas. A fêmea pode tornar-se agressiva durante a época de reprodução (que ocorre na primavera), altura em que podem ser necessários aviários de um único par.

Periquitos-de-cabeça-de-flor devem receber uma quantidade adequada de espaço de voo para garantir que eles façam exercícios suficientes. Aves que não têm espaço para voar podem sofrer com estresse ou obesidade. Três metros de espaço de voo ininterrupto são recomendados.

Ramos de árvores não tóxicas devem ser fornecidos como poleiros naturais. Os pássaros também gostam de mastigar cascas, folhas e sementes para entretenimento e exercício de bico.

Periquitos-de-cabeça-de-flor estão intimamente relacionados com periquitos de cabeça de ameixa e periquitos de cabeça de ardósia, e são capazes de cruzar. Para evitar a produção de aves híbridas que danificam o pool genético limitado em cativeiro de cada espécie distinta, essas aves não devem ser alojadas juntas. Híbridos entre periquitos-de-rosa-anéis machos (Indian Ringnecks) e periquitos-de-cabeça-de-flor fêmeas também foram relatados.

Dieta e alimentação Periquitos-de-cabeça-de-flor

A semente é a base da dieta do periquito-de-cabeça-flor. Uma mistura de qualidade projetada para pequenos papagaios ou periquitos será aceitável. Periquitos-de-cabeça-flor também requerem uma grande variedade de frutas e vegetais para garantir uma boa saúde. Eles preferem frutas mais adocicadas e suculentas, como maçã e pêra, mas é importante também fornecer alimentos verdes mais nutritivos, como brócolis e couve. Espiga de milho é excelente e as frutas vermelhas.

Os pellets podem ser usados ​​como uma alternativa mais nutritiva às sementes, mas muitas aves não estão dispostas a consumi-los.

Periquitos de cabeça florida gostam de segurar sua comida em um pé enquanto empoleiram um com o outro. Cortar frutas e vegetais em cubos de cerca de 2,5 centímetros quadrados permitirá que eles pratiquem esse comportamento natural.

Reprodução dos Periquitos-de-cabeça-de-flor

Periquitos-de-cabeça-de-flor têm a reputação de serem difíceis de reproduzir. Mesmo em condições ideais, eles produzirão apenas uma ninhada de 3-6 ovos por ano.

A reprodução geralmente tem início na primavera, quando o clima começa a esquentar. O macho corteja e alimenta a fêmea, que começará a inspecionar os ninhos disponíveis. Várias caixas de nidificação diferentes devem ser fornecidas, pois são conhecidas por rejeitar algumas caixas de nidificação por razões aparentemente arbitrárias.

A incubação é realizada exclusivamente pela fêmea e dura cerca de três semanas. As aves jovens emplumam com 6-7 semanas de idade e tornam-se totalmente independentes de seus pais um mês depois. Os pássaros jovens geralmente podem ser alojados com seus pais, mas devem ser separados imediatamente se forem observados comportamentos agressivos.

Caixa ninho

Periquitos-de-cabeça-flor aceitam uma ampla variedade de caixas ou troncos de nidificação diferentes. Uma caixa de nidificação comercial projetada para papagaios de tamanho médio – retangular ou em forma de Z – é ideal. Uma camada de uma polegada de espessura de pinho raspado ou serragem deve ser colocada no fundo do ninho.

Sexagem

Apenas o pássaro macho possui o homônimo “cabeça de flor”, tornando os pássaros adultos muito fáceis de fazer sexo visualmente. Aves juvenis de sexos diferentes permanecem idênticas por doze meses ou mais até que os machos começam a desenvolver penas de cabeça de cores diferentes. A sexagem de DNA é a única maneira de determinar com precisão o gênero antes deste ponto.

Periquitos-de-cabeça-flor  como animais de estimação

Periquitos-de-cabeça-flor não são frequentemente mantidos como pássaros de companhia, mas podem se tornar excelentes animais de estimação. Eles são falantes competentes e têm a reputação de serem amigáveis ​​e confiantes. Como a maioria dos papagaios asiáticos, os periquitos-de-cabeça-de-flor geralmente passam por um período de “blefe” durante os primeiros anos de sua vida. Blefar é um pouco como a puberdade humana, pois causa um comportamento errático, às vezes agressivo, devido a alterações hormonais. Com paciência e comprometimento, esse estágio de desenvolvimento inevitavelmente passará.

Saúde dos Periquitos-de-cabeça-flor 

Eles precisam de um regime rigoroso de controle de vermes e tratamento preventivo regular para infecções bacterianas e fúngicas é fundamental para garantir a saúde a longo prazo de qualquer ave.

Um periquito-de-cabeça-de-flor bem cuidado viverá de 15 a 25 anos.

A Only Vet é a primeira farmácia de manipulação veterinária de Campinas. Com uma vasta linha de nutracêuticos, nosso lema é “cuidar da saúde para evitar a doença” – Somos certificados pelo MAPA  – Fale conosco pelo WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)