Displasia coxofemoral em cães

Você sabe o que é displasia coxofemoral em cães?

Saiba o que todos os tutores devem saber sobre a displasia coxofemoral em cães, incluindo os sintomas, opções de tratamento e medidas preventivas que pode tomar para manter o seu cão saudável, feliz e ativo.

A displasia coxofemoral em cães é uma condição de desenvolvimento comum em cães de raças grandes e gigantes. É causada por uma deformidade do quadril que resulta em frouxidão ou frouxidão nas articulações e pode levar a dor, problemas de mobilidade e osteoartrite. Embora a condição esteja presente desde tenra idade, muitos cães não apresentam sinais clínicos até que sejam mais velhos. No entanto, a triagem de seu animal de estimação para displasia da anca desde o início pode lhe dar uma oportunidade de tratar a articulação deformada antes que ela cause problemas.

O que é displasia coxofemoral?

Os quadris são articulações ‘bola e soquete’, que normalmente se encaixam perfeitamente para facilitar o movimento. A displasia do quadril é quando as articulações do quadril não se encaixam corretamente e se tornam instáveis. A displasia da anca causa dor, inchaço, rigidez e eventualmente artrite.

Cães com displasia da anca geralmente começam a apresentar sintomas enquanto estão crescendo (por volta dos 5-6 meses de idade). A condição tende a ser pior em cães de raças médias e grandes, cães de crescimento rápido, cães com excesso de peso e cães que foram excessivamente exercitados quando jovens.

O que causa a displasia da anca em cães?

Vários fatores levam ao desenvolvimento da displasia coxofemoral em cães, começando pela genética. A displasia da anca é hereditária e é especialmente comum em cães maiores, como o Dogue Alemão, São Bernardo, Labrador Retriever e Pastor Alemão. Fatores como taxa de crescimento excessiva, tipos de exercícios, peso inadequado e nutrição desequilibrada podem ampliar essa predisposição genética.

Quais são os sintomas da displasia coxofemoral?

Alguns cães começam a mostrar sinais de displasia da anca aos quatro meses de idade. Outros a desenvolvem em conjunto com a osteoartrite à medida que envelhecem. Em ambos os casos, existem alguns sintomas com os quais os proprietários devem estar familiarizados. Esses sintomas podem variar dependendo da gravidade da doença, do nível de inflamação, do grau de frouxidão na articulação e de quanto tempo o cão sofre de displasia da anca.

• Atividade diminuída
  • Diminuição da amplitude de movimento
  • Dificuldade ou relutância em subir, pular, correr ou subir escadas
  • Claudicação na extremidade traseira
  • Balançando, marcha “pulando de coelho”
  • Ralar na articulação durante o movimento
  • Perda de massa muscular da coxa
  • Aumento perceptível dos músculos do ombro à medida que compensam a extremidade posterior
  • Dor
  • Rigidez ou claudicação
Tratamento da displasia da anca em cães

Existem algumas opções de tratamento para a displasia da anca em cães, desde modificações no estilo de vida até cirurgia. Se a displasia da anca do seu cão não for grave, ou se o seu cão não for candidato à cirurgia por razões médicas ou financeiras, o seu veterinário pode recomendar uma abordagem não cirúrgica. Dependendo do caso do seu cão, o veterinário pode sugerir o seguinte:

• Redução de peso para tirar o estresse dos quadris
  • Restrição de exercício, especialmente em superfícies duras
  • Fisioterapia
  • Suplementos conjuntos
  • Medicamentos anti-inflamatórios (anti-inflamatórios não esteróides, corticosteróides)
  • Modificadores de fluido articular

Se o seu cão é um bom candidato para a cirurgia, há mais opções. Embora existam algumas estratégias cirúrgicas diferentes, as cirurgias mais comuns que os veterinários usam para tratar a displasia da anca em cães são:

• Osteotomia pélvica dupla ou tripla (DPO/TPO)
  • Ostectomia da cabeça femoral (FHO)
  • Substituição total do quadril (THR)
Panorama

A displasia da anca é uma condição dolorosa que necessita de tratamento ao longo da vida.

Alguns cães respondem muito bem ao manejo diário (controle de peso, controle de exercícios e alívio da dor), mas outros não e precisam de cirurgia. Se o seu cão melhorar com o tratamento, é possível que ele tenha uma vida longa e feliz.

A maioria dos cães com displasia da anca desenvolve artrite nas ancas mais tarde na vida. Fale com seu veterinário se você acha que seu cão pode estar desenvolvendo artrite.

Se a dor do seu cão for intensa e se tornar incontrolável, pode ser necessário considerar a difícil decisão de colocá-lo para dormir .

Prognóstico para cães com displasia da anca

Cães com displasia coxofemoral geralmente levam vidas longas e plenas, especialmente com tratamento. Se você acha que seu cão pode ser afetado, converse com seu veterinário. Opções de tratamento e mudanças de estilo de vida que você pode fazer para manter seu cão confortável até a velhice.