Surdez em pet, o que fazer?

Você sabia que assim como os humanos, os animais também podem ficar surdos ou nascer com essa deficiência?

Mas o que causa a surdez no animal?

•Surdez congênita

A surdez congênita existe no nascimento e pode ser causada por defeitos de desenvolvimento no aparelho fisiológico do ouvido.

Um canal auditivo permanentemente fechado e células nervosas mortas da cóclea são as origens mais comuns da surdez congênita. A maioria dos cães que sofrem de surdez congênita tem alguma pigmentação branca na pelagem.

Alguns gatos de olhos azuis e brancos nascem com defeitos auditivos, mas a perda auditiva em felinos é mais comumente o resultado de um distúrbio “adquirido”.

•Surdez adquirida

A surdez adquirida ocorre quando os animais nascem com audição normal, mas perdem esse sentido por causa de um estímulo externo. Não comum a nenhuma raça ou espécie em particular, a surdez adquirida geralmente é o resultado de danos aos componentes do ouvido, incluindo os nervos, o tímpano e as estruturas do ouvido médio e interno.

-Os sintomas da surdez são:

• Seu cão pode não saber que você está no local até que ele o veja ou você o toque fisicamente.
  • Sua cabeça treme, ela late excessivamente ou vira na direção errada quando você a chama.
  • Seu filhote não responde mais a ruídos externos, como outros cães latindo ou a campainha tocando.
  • Você percebe que as orelhas do seu cão tem um corrimento fedorento e/ou ela coça e parece ser orelhas doloridas e com coceira.

Junto com os sintomas dados acima…

• Seu gato pode parecer desorientado ou andar com uma marcha desequilibrada e instável.
  • Pode ser difícil acordá-lo.

Se você perceber algum desses sintomas no seu pet, procure um veterinário para melhor examinar e diagnosticar o seu peludinho.