Rins: As 06 principais funções renais

Doenças renais são a segunda maior causa de mortes em cães (perdendo apenas para o câncer).

E este alto índice de mortes por doenças renais estão ligados às importantes funções que este órgão desempenha:

1) EXCREÇÃO E DESTOXIFICAÇÃO – É pelo rim que são metabolizados os compostos desnecessários e tóxicos, assim como a maioria dos fármacos. Dietas desbalanceadas, consumo de alimentos “para humanos” e uso indiscriminado de medicamentos acarretam negativamente esta função.

2) REGULAÇÃO DA OSMOLARIDADE – Quase toda água do corpo passa pelos rins antes de cair na circulação sanguínea. E a regulação de sódio e potássio no meio intra e extracelular é feita pelo rim. A baixa ingestão de água, dietas ricas em sódio e a obesidade desregulam esta função.

3) EQUILÍBRIO DE ELETRÓLITOS – a maioria dos eletrólitos são reabsorvidos passiva ou ativamente nos túbulos renais e voltam para a circulação. Além do sódio e do potássio falado anteriormente, o rim cuida do equilíbrio do cálcio, fosfato e bicarbonato, que são responsáveis pela manutenção dos órgãos, ossos e músculos, além de contribuir com o pH de todo o corpo.

4) REGULAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL – é o rim que libera a Renina no sistema renina-angiotensina-aldosterona fundamental para o controle da pressão (dentre outras funções).

5) ATIVAÇÃO DO CALCITRIOL – a vitamina D3 é fundamental para a vida; está presente em mais de 200 transcrição de genes e nas principais reações do organismo. A sua forma ativa (calcitriol) é ativada no rim. Vale lembrar que os cães produzem muito pouca vitamina D a partir da energia solar. Portanto, precisam de suplementação.

6) SÍNTESE DA ERITROPOETINA – os rins estão intimamente ligados à produção de glóbulos vermelhos. O desequilíbrio nesta produção gera Anemia Inflamatória.

A doença renal no começo (fase aguda) tende a ser silenciosa. Por isso é fundamental o acompanhamento de um médico veterinário em todas as fases da vida do seu pet.

No próximo post falarei sobre as 6 principais causas da doença renal. Gostou? Curta e compartilhe com seus amigos, colegas de trabalho e familiares.