Combate ao Câncer em pets

Animais de estimação podem ter câncer, você sabia?

Os animais de estimação hoje têm mais chances de serem tratados com sucesso para neoplasias e câncer do que antes, graças aos avanços no reconhecimento precoce, diagnóstico e tratamento.

Dia 04 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer e assim como em humanos, o câncer pode ser muito prejudicial ao seu pet.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre essa doença que atinge muitos animais no mundo.

O que são neoplasias, tumores e câncer?

Neoplasia é o crescimento descontrolado e anormal de células ou tecidos no corpo, e o próprio crescimento anormal é chamado de neoplasia ou tumor. Pode ser benigno ou maligno.

As neoplasias benignas tendem a crescer lentamente; deslocam, mas não tendem a invadir os tecidos circundantes do corpo; e não se espalham por todo o corpo. As neoplasias malignas, por outro lado, podem ser imprevisíveis e crescer em várias taxas (às vezes rapidamente), invadir os tecidos ao seu redor e se espalhar, ou metástase, para outras partes do corpo.

A palavra “tumor” ou “massa” é frequentemente usada para descrever o inchaço real ou outra aparência física de uma neoplasia. A palavra “câncer” é muitas vezes confundida com neoplasia, mas apenas as neoplasias malignas são realmente cânceres.

Quão comuns são neoplasias e câncer?

Aproximadamente 1 em cada 4 cães, em algum momento de sua vida, desenvolverá neoplasia. Quase metade dos cães com mais de 10 anos desenvolverá câncer. Os cães têm câncer aproximadamente na mesma proporção que os humanos, enquanto há menos informações sobre a taxa de câncer em gatos. Alguns tipos de câncer, como o linfoma, são mais comuns em gatos do que em cães.

Como o câncer e a neoplasia são diagnosticados?

A neoplasia é frequentemente constatada com base no histórico médico e no exame físico do animal. Exames adicionais, como radiografias (raios-x), exames de sangue e exames de ultrassom, podem ser necessários para confirmar a neoplasia.

Para a maioria dos tumores, a citologia (retirar algumas células de uma massa para examinar ao microscópio) pode fornecer rapidamente informações básicas sobre o tipo de tumor e pode confirmar o diagnóstico de certos tipos de câncer. Para muitos tumores, uma biópsia – coletando uma amostra de tecido da neoplasia para exame ao microscópio – geralmente é necessária para confirmar o diagnóstico e ajudar a determinar se a neoplasia é benigna ou maligna. Citologia adicional ou biópsias de outros tecidos, como linfonodos, podem ser necessárias para determinar até que ponto uma neoplasia maligna (câncer) se espalhou.

Imagens avançadas, como tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM) ou tomografia por emissão de pósitrons (PET) também podem melhorar a compreensão da localização do tumor e possíveis opções de tratamento.

A oncologia é uma área de especialidade crescente de cuidados veterinários. Oncologistas são veterinários que obtiveram treinamento adicional além da escola de veterinária e são certificados em oncologia. Eles trabalham em conjunto com seu veterinário para fornecer o melhor atendimento ao seu animal de estimação com neoplasia.

A neoplasia é evitável?

Infelizmente, a causa da maioria das doenças neoplásicas não é conhecida e, portanto, a prevenção é difícil.

A castração reduz o risco de câncer de mama em cães. Metade de todas as neoplasias mamárias em cadelas e mais de 85% de todas as neoplasias mamárias em gatas são malignas, e castrar as fêmeas antes dos 12 meses de idade reduz esse risco. A castração elimina o risco de câncer testicular. Por outro lado, há evidências de que a esterilização e a castração podem aumentar o risco de certos outros tipos de câncer. A predisposição genética para alguns tipos de câncer em certas raças ou linhagens também foi relatada. Converse com seu veterinário sobre os benefícios, riscos e o momento de esterilizar ou castrar seu animal de estimação.

A detecção precoce e o tratamento são as melhores maneiras de gerenciar a neoplasia em animais de estimação.

Quais são os possíveis sinais de neoplasia em animais de estimação?

Assim como as pessoas, os animais de estimação podem desenvolver neoplasias que afetam praticamente qualquer órgão ou tecido do corpo. Os sinais (sintomas) que podem ser observados variam de acordo com o tecido envolvido e a gravidade da neoplasia.

Consulte o seu veterinário se observar algum dos seguintes sinais em seu animal de estimação:

  • Inchaço abdominal

  • Sangramento da boca, nariz ou outras aberturas do corpo

  • Dificuldade para respirar

  • Dificuldade para comer

  • Caroços, inchaços ou pele descolorida

  • Feridas que não cicatrizam

  • Diarreia ou vômito persistente

  • Mudanças repentinas de peso

  • Inchaço inexplicável, calor, dor ou claudicação

  • Massa/tumor visível

Muitos dos sinais observados com neoplasia também são observados em condições não neoplásicas, mas ainda precisam de atenção imediata por um veterinário para determinar a causa. A neoplasia é frequentemente tratável e o diagnóstico precoce ajudará seu veterinário a fornecer o melhor atendimento possível.

Como o câncer é tratado?

Cada tipo de neoplasia requer cuidados individuais. O tratamento pode incluir uma ou uma combinação de terapias, como cirurgia, quimioterapia, radiação, criocirurgia (congelamento), hipertermia (aquecimento) ou imunoterapia. É importante notar que os animais de estimação geralmente toleram a quimioterapia melhor do que as pessoas. A saúde geral do seu animal de estimação também é importante, e seu veterinário pode recomendar mudanças na dieta ou outras terapias para ajudar seu animal de estimação a responder melhor ao tratamento. O controle da dor também é um aspecto importante do tratamento.

A neoplasia é frequentemente tratável e o diagnóstico precoce ajudará seu veterinário a fornecer o melhor atendimento possível.

Depois de ter um diagnóstico, seu veterinário discutirá as melhores opções de tratamento para seu animal de estimação e os riscos e efeitos colaterais associados a cada opção. Em alguns casos, seu veterinário pode encaminhá-lo para um oncologista certificado pelo conselho (especialista em câncer) ou clínica especializada.

Alguns tipos de neoplasias podem ser curados, mas outros só podem ser controlados para diminuir a propagação e prolongar ao máximo o conforto e a vida do seu animal de estimação. Muitas vezes, os maiores fatores que determinam o sucesso do tratamento da neoplasia são:

  • Estágio – quão grande é e até que ponto se espalhou no corpo

  • Tipo – indica a chance de resposta à terapia, bem como a invasão local e a taxa de disseminação para outras partes do corpo

A eutanásia pode ser considerada, especialmente quando o tipo ou estágio da neoplasia torna improvável o sucesso do tratamento, o custo do tratamento é proibitivo para o dono ou a qualidade de vida do animal é ruim apesar do tratamento. Antes de tomar sua decisão de tratamento ou eutanásia, discuta as opções com seu veterinário para que você possa fazer a melhor escolha para seu animal de estimação e sua família.

Qual é a taxa de sucesso?

A resposta ao tratamento depende do tipo e extensão da neoplasia, bem como da disponibilidade e eficácia da terapia. Não existe uma regra geral em relação à resposta individual de um animal de estimação à terapia, mas o tratamento pode ser bem-sucedido para muitos animais com neoplasia. As neoplasias benignas geralmente são mais fáceis de tratar, e o tratamento de qualquer tipo de neoplasia tem maior probabilidade de sucesso se as neoplasias forem detectadas precocemente. Apesar da falta de metástases, os tumores benignos às vezes podem ter efeitos prejudiciais ao paciente; por exemplo, os tumores cerebrais são frequentemente benignos, mas a pressão que eles criam no tecido cerebral circundante pode ser fatal. Embora algumas neoplasias (especialmente os cânceres mais agressivos) não possam ser curadas, o tratamento pode prolongar a vida do seu animal e melhorar sua qualidade de vida.

Texto de referência: ACVIM (American College of Veterinary Internal Medicine)

Sobre a Only Vet:

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)