A origem dos cães

A Only Vet é a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas. Além de cuidar da saúde dos pets, somos APAIXONADOS por cães, gatos, aves, coelhos entre outros animais domesticados.

E falando em domesticação, você sabe quando (e por que) os cães foram domesticados?

Para descobrir teremos que voltar 30 mil anos, em uma época que os humanos eram nômades e vagavam pelo mundo buscando locais abundantes em água e pequenos animais para comer.

Nesta época, os lobos (principais descendentes dos nossos amigos domesticados) também vagavam em busca dos mesmos alimentos. Lobos tem a capacidade de se manter desperto (estado de vigília) graças a altos níveis de um hormônio chamado cortisol. Mas este mesmo hormônio é responsável pelo medo.

E por medo, os lobos frequentemente perdiam a “luta” com os humanos em prol de alimento.

Alguns lobos com menores níveis de cortisol começaram a se aproximar para se alimentar das sobras de alimentos. Para nós, humanos, a aproximação foi benéfica, pois a presença de restos de alimentos atraía predadores maiores e mais ferozes. E aos poucos os lobos pararam de competir com os humanos e se tornaram grandes aliados na caça. A capacidade de vigília, fazia dos lobos verdadeiros guardiões noturnos, período em que os humanos eram mais vulneráveis.

Com isso, gerações de lobos nasceram e cresceram próximas aos humanos, estreitando a relação de amizade e confiança.

Em algum momento há cerca de 12 mil anos atrás os humanos começaram a plantar e criar pequenos animais. Assim, começaram a se fixar e não fazia mais sentido vagar pelo mundo. Por isso começaram a cuidar dos lobos mais fiéis e obedientes. E descobriram as capacidades individuais deles.

E é neste momento que os lobos começaram a se transformar nos cães dos dias de hoje. Cruzavam:

Os maiores e mais fortes entre si para auxiliar nas tarefas pesadas;

Os mais agressivos para auxiliar na caça e na proteção;

Os mais vigilantes ajudavam na guarda;

Os mais inteligentes cuidavam do pastoreio;

E desta SELEÇÃO ARTIFICIAL de 12 mil anos originou 340 raças de cães espalhadas pelo mundo. E se consideramos os nossos queridinhos SRD (Sem Raça Definida), mais conhecidos como vira lata as possibilidades são infinitas.

De pelo longo, de pelo curto e pelados; gigantes, pequenos e minis; Gorduchos fofos, esbeltos e magrelos; ferozes, ressabiados e mansinhos.

E você, já tem o seu?

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater

Farmacêutico veterinário apaixonado
por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

Deixe um comentário