Problemas cardíacos em cães e gatos

Como você tem cuidado do coração do seu pet? Você sabia que cachorros e gatos podem ter problemas cardíacos?

Os problemas cardíacos mais comuns em pets são:

Doença valvar degenerativa: Degeneração nas válvulas cardíacas, responsáveis por regular a circulação sanguínea.
Cardiomiopatia dilatada: Degeneração do músculo do coração, enfraquecendo-o.
Cardiomiopatia hipertrófica (em gatos): Espessamento das paredes do coração, diminuindo o espaço interno das cavidades cardíacas. Com isso o fornecimento de oxigênio e nutrientes para as células é prejudicado.
Cardiopatias congênitas: Mais comum em filhotes, é caracterizada por desenvolver malformações no coração e nos grandes vasos adjacentes.
Por isso faça um checkup ao menos uma vez por ano com um cardiologista veterinário!

Precisa estar atentos a alguns sintomas da doença, pois ela não afeta apenas o coração do animal, mas o organismo como um todo. O organismo do pet irá tentar se adaptar as falhas do coração, com isso, aumenta a velocidade dos batimentos, porém a longo prazo, esse funcionamento exagerado acaba agravando o quadro.

Mas quais são os principais sintomas de doença cardíaca nos Pets?

Abaixo citaremos os sintomas causados pelos problemas cardíacos em cães e gatos:

1)Tosse:

A tosse podem ser causadas por muitas doenças, mas tem uma diferença na tosse cardíaca, pois ela é crônica e progressiva. Caso seu pet esteja com alguma tosse, leve-o para uma avaliação veterinária.

2) Dificuldade em respirar:

As doenças cardíacas em pets acabam dificultando o transporte de oxigênio, o bombeamento sanguíneo,  e em consequência a respiração. Para ter essa compensação, o animal normalmente apresentam uma respiração ofegante mesmo sem fazer esforço físico. Outro problema que pode ocorrer é um edema pulmonar que é o acumulo de fluidos nos pulmões do pet.

3) Cansaço ao fazer atividade física:

Muitos tutores se assustam ao perceber que seu pet não quer passear ou se sente cansados, podendo ate desmaiar durante um exercício físico, principalmente por serem animais jovens ou filhotes. Isso realmente indica problema. O ideal é levá-lo no veterinário para que ele identifique problemas cardíacos em cães e gatos. Para cães idosos, nesta condições é mais difícil identificar o problema, pois o cansaço pode estar ligado a outros problemas de saúde e por isso ele não quer fazer exercícios. Por isso, em cães idosos é necessário checkups constantes.

4) Outro sinal de problema cardíacos em cães e gatos é a língua com aparência roxa

A Cianose ou melhor se seu pet apresenta a mucosa e a língua com aspecto de roxa logo após alguns esforço, procure o quanto antes um médico veterinário, pois esse é um sintoma de problemas cardíacos em cães e gatos.

5) Aumento abdominal:

Problemas cardíacos em cães e gatos, podem ter o acúmulo de líquidos na região abdominal. Atente-se também ao surgimento de edemas nas patas dos pets.

6) Desmaios

Como citamos acima, o problema cardíacos em cães e gatos pode comprometer o fornecimento de oxigênio no sangue e assim pode levar o pet a ter uma perda momentânea da consciência. Se isso acontecer, tem que levá-lo imediatamente a um pronto atendimento e fazer todos os exames necessários

Você anda cuidando da saúde do seu pet? fique atento aos sinais e faça sempre um checkup para ver como ele esta!

Gostou dessas dicas? Quer saber mais notícias para uma vida melhor do seu pet? Clique aqui e leia mais matérias!

Quer saber mais curiosidade sobre cães? Clique aqui!

Sobre a Only Vet:
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855

 

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *