Por que meu cão e gato precisam de Glucosamina e Condroitina?

Junto com o aumento da expectativa de vida dos pets, surgem as doenças relacionadas à idade. Mas onde entram os suplementos de glucosamina e condroitina?

Com o envelhecimento dos cães e gatos, é importante estar atento ao bem-estar deles. Grande parte dos animais seniores (com mais de 7 anos) tem dificuldade em se movimentar e podem ter dores nas articulações, artrite ou osteoartrite. Se o seu pet está assim é possível que o veterinário dele já indicou ou mencionou sobre dois suplementos importantes no auxilio destas dores: a glucosamina e a condroitina.

Mas o que são Glucosamina e Condroitina e onde são encontrados?

A Glucosamina é um composto de aminoácidos e açúcares produzido naturalmente e é encontrada na cartilagem do seu animal de estimação, ajudando-a na absorção de choque e lubrificação das articulações. Para ficar mais claro: quando os ossos se encontram com as articulações saudáveis, a cartilagem funciona como uma “espuma” entre eles que amortece o impacto e evita o atrito no movimento. Com o tempo, a cartilagem se desgasta, ocorrendo o atrito “osso com osso”.

A Glucosamina comercializada hoje como suplemento, pode ter origem das cascas de quitina duras de mariscos ou ser sintetizada quimicamente.

Já a Condroitina é um hidrato de carbono produzido naturalmente na cartilagem do animal, mantendo-a saudável, hidratada e ajuda a inibir algumas enzimas produzidas nas articulações que destroem a cartilagem.
A Condroitina geralmente é produzida a partir da cartilagem de frango ou boi.

Mas por que usar esses dois suplementos juntos?

Segundo alguns especialistas, cães e gatos metabolizam a Glucosamina mais rápido do que a Condroitina. E por serem complementares, a indicação geral é fazer o uso das duas juntas.

E esses suplementos realmente podem ajudar meu pet?

Sim! A degradação da cartilagem articular é comum em animais idosos, principalmente cães de raças grandes, e as principais consequências são inflamação e dor. E um dos tratamentos mais utilizados na medicina veterinária é a associação de Glucosamina e Condroitina. Por este motivo, é comum que este seja o tratamento de escolha de muitos veterinários, pensando no bem-estar e no envelhecimento saudável dos pets. Ambos ajudam na produção natural da cartilagem, diminuem a inflamação das articulações, na degeneração da cartilagem e, consequentemente, a dor.

E como posso oferecer esses suplementos para meu pet?
Como sempre dizemos, primeiro é necessária a prescrição de um veterinário. A glucosamina e a condroitina podem ser prescritas juntas ou isoladas, em cápsulas, suspensão ou biscoitos com sabores para ser mais atrativo. Quem define a dose e se seu pet tem que tomar junto ou separado é o médico veterinário dele.

Seu pet anda com dores? Marque uma consulta o veterinário dele. As dores agudas, sem tratamento, podem se transformar em dores crônicas.

Sobre a Only Vet:
Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855

 

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *