Bengal, exótico, inteligente e lindo

Você conhece a raça de gato Bengal? Eles parecem com um mini-leopardo, lindos, inteligentes e chamam atenção por sua pelagem ser igual a de um felino selvagem.

O histórico da raça Bengal, teve origem em 1963, com o cruzamento de um leopardo asiático fêmea com um gato doméstico.

Desse cruzamento nasceu uma ninhada e a partir disso, o pesquisador cruzava duas espécies para isolar o gene que os tornava imunes à Leucemia Felina. Com tudo, o Bengal torna-se parecido com um leopardo asiático, tendo esse padrão de raça até hoje.

Quais são as características físicas da raça Bengal?

Os gatos da raça Bengal, tem uma pelagem com marcação exótica, presença de spots, rosetas ou listras horizontais. Eles possuem uma pelagem curta com textura macia com reflexos dourados ou prateados. Sua barriga é esbranquiçada ou com tonalidades mais claras que a pelagem do corpo e com pintas.

O gato Bengal tem porte médio a grande, com peso entre 5,5 kg a 9 kg, com uma forte estrutura óssea. Sua cabeça tem um formato grande com contornos arredondados, as maçãs do rosto são elevadas e o focinho é largo e cheio. Com relação às orelhas, elas são curtas e alargadas na base e dirigidas para frente. Os olhos são grandes, normalmente verdes e ovais. 

Qual é o comportamento da raça Bengal?

Conhecidos como selvagens domésticos, os Bengals são parecidos esteticamente com um mini-leopardo mas só que dócil. Eles são inteligentes e obedientes. Eles têm instinto caçador, pescador e escalador. Gostam de brincar com água e tem um andar elegante. Eles são considerados bastante tranquilos e amáveis, além de ótimas companhias.

Quais cuidados a raça Bengal necessita com a saúde?

Por ser um cruzamento de um felino selvagem com um gato doméstico, o Bengal tem que tomar bastante cuidado com a sua saúde. A principal enfermidade que pode acometer a raça é a Displasia Coxofemural, que causa dores intensas e problemas de locomoção. Os Bengals também podem ter luxação na patela, devido a uma má-formação hereditária.

Outro problema de saúde comum na raça bengal é a atrofia progressiva de retina, que causa a degeneração da visão. Os gatos bengals podem ter também mais incidência de cardiopatias hipertrófica e neuropatia distal, que é um distúrbio no sistema nervoso central, que causa fraqueza principalmente em animais seniors. 

A expectativa de vida do gato-de-bengala é de 10 a 16 anos. Por ser um gato ativo, e por gostar de se exercitar, o Bengal pode viver bem mais que a expectativa.

E quais cuidados precisamos ter com ele e com a higiene?

Por serem gatos rústicos, a manutenção do pelo é bem fácil, não precisando escovar todos os dias. A cada 30 dias precisa ser feita a limpeza de ouvido, dentes e corte de unhas.

Foto: Pixabay

Sobre a Only Vet:

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855

 

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *