Plantas tóxicas para cães e gatos

Você sabia que algumas plantas podem ser tóxicas para cães e gatos?

Muitas pessoas não sabem que algumas plantas podem ser tóxicas para os seus pets e quando o animal entra em contato com essa planta, acaba tendo sinais clínicos parecidos com doenças infectocontagiosas e/ou parasitárias, dificultando assim o diagnóstico, neste casos, relatos do tutor ajudam na descobertas, através de fragmento de vômito, na boca ou no local em que o animal fica.

Os sinais clínicos da intoxicação pela injeção de plantas tóxicas são:

As plantas tóxicas se ingeridas podem causar: Náusea, vômito, diarréia, enterite hemorrágica, sialorréia, constipação, dor abdominal, arritmias cardíacas, hipotermia, hipotermia de extremidades, tremor, convulsões, alucinações, depressão, coma, problemas respiratórios e até morte. Por isso, fique atento a qualquer sinal estranho com o seu pet.

O que fazer caso meu animal se intoxique com plantas tóxicas?

Importante não fornecer nada por via oral para o animal intoxicado, pois isso pode fazer com que ele tenha um desmaio ou convulsão, vomite o conteúdo líquido e acabe respirando ou engasgando, causando assim, pneumonia broncoaspirativa. Com isso o conteúdo ingerido ainda pode se ligar ao agente tóxico e potencializar sua ação.

O ideal é levar o animal imediatamente ao veterinário, onde, dependendo do tempo, será possível realizar lavagem gástrica para remover os fragmentos do estômago e se possível, levar um pedaço da planta para identificação e aplicação de antídoto e medicações para combater a intoxicação.

Quais são as plantas tóxicas para os pets?

Vamos citar abaixo 9 plantas que são altamente tóxicas, caso ingeridas por animais, são elas:

• Caules e Folha – planta: Costela-de-adão
  • Caules e Folhas – planta: Espirradeira
  • Caules e Folhas – planta: Filodendro
  • Caules e Folhas – planta: Folha da Fortuna
  • Folhas e Flores – planta: Cartucheira
  • Flores, Folhas e Pólen – planta: Comigo-ninguém-pode
  • Flores, Folhas e Pólen – planta: Palma-de-ramos
  • Sementes, Flores e Folha – planta: Lírio
  • Folhas e Sementes – planta: Azálea
    Assista nosso vídeo no link e veja quais são essas plantas! Clique aqui!

Vocês sabiam disso? Compartilhe com os seus amigos!

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855