Cães Akita, carinhoso e leal

Você já deve ter visto algum cão da raça Akita, eles são lindos e fofos e parecem um bichinho de pelúcia. Hoje vamos falar um pouco mais sobre essa incrível raça

Você conhece a raça Akita, o cão ficou conhecido com o filme “Sempre ao seu lado”, com o cão Hachiko, que sempre esperava seu tutor na estação, mesmo com a morte do seu tutor, ele continuou a esperar ele voltar por 9 anos, até falecer. Hoje existe uma estátua para homenagear a lealdade do cão. Mas vamos falar um pouco mais sobre a raça. 

Os cães da raça Akita eram cães de famílias nobres no período feudal no Japão. A raça teve origem de cães chamados “

Äkita Matagis”, cães de porte médio feitos para caçar ursos. A raça foi oficializada como um dos tesouros nacionais no Japão em 1931. O primeiro Akita a chegar na América foi no ano de 1937.

Qual é o temperamento da raça Akita?

Os cães da raça Akita, tem uma personalidade forte, arrojados, corajosos e independentes, mas também são muito carinhosos, meigos e extremamente leais. Os Akitas são cães de guarda, silenciosos, mas podem ser agressivos se tem a invasão do seu território. Ligados à família, eles se tornam bastante protetores. Eles não confiam em estranhos.

Uma dica é cuidado com crianças, pois a brincadeira pode assustar e assim o cachorro se defender, podendo machucar.

Precisam de treinamento desde filhote, para não se tornarem dominadores.

Os cães da raça Akita, se adaptam fácil a rotina do seu tutor, são bem silenciosos e gostam de praticar exercícios físicos.

Curiosidades sobre o Akita

O tamanho da raça pode variar de 58 a 70 cm, com a expectativa de vida 12 anos se bem cuidado. A cor mais conhecida da raça é a vermelha.

Os cuidados com a saúde dessa raça, normalmente ocorre por causa do seu porte grande, como articulações, displasia coxofemoral e displasia do cotovelo. A raça também tem tendência a ter problemas renais com o passar do tempo. Por isso é importante levá-lo sempre ao veterinário para prevenir futuros problemas de saúde e assim prolongar a vida dele.

Cuidados com a higiene do Akita

Esta raça possui uma pelagem mais dura na parte superior do corpo e uma na camada mais baixa bastante macia. Isso por eles serem uma raça vinda de lugar frio.

Os Akitas necessitam de escovação semanal, por causa da característica dos seus pelos. Em época de troca de pelos, a escovação precisa ser diária.

Com relação aos banhos, eles podem ser dados de uma a duas vezes por mês, precisando serem bem secos para evitar problemas de pele. Com relação a unha elas precisam ser aparadas uma vez por semana. As orelhas da raça também demandam cuidado, precisando ser vistas pelo menos uma vez por semana para evitar infecções.

Quer saber sobre cães vira-latas, clique aqui

E saber mais sobre a raça Shih Tzu? Clique aqui

Yorkshire?

Gostou das nossas dicas? Conte para nós!

Sobre a Only Vet:

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855

 

Andre-Kater-Farmaceutico-OnlyVet-Farmacia-de-manipulação-veterinaria-Campinas

Autor: Dr. André Kater
Farmacêutico veterinário apaixonado por cães e gatos. Pai de cão (Thor) e gata (Zefa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *