Obesidade em cães e gatos

Tem crescido o número de cães e gatos obesos. A obesidade é uma doença que precisa ser tratada para não gerar outros problemas de saúde no seu pet. Se ele está 15% acima do peso ideal, já é considerado obeso.

A obesidade em cães e gatos é um problema serio, com o teste visual dá uma boa noção da faixa que o seu pet se encontra obeso. Observe a cintura dele e, em seguida, apalpe a região das costelas (o ideal é que elas estejam abaixo da pele sem estarem aparentes, mas facilmente sentidas). Se você não sentir a costela do seu animal, ele está acima do peso. Se as costelas não forem apalpáveis de forma alguma seu animal está obeso. (conforme a imagem do post).

Mas se meu pet estiver acima do peso ou obeso, quais problemas ele pode desenvolver?

A maioria dos cães obesos vão ao veterinário por causa das doenças causadas pela obesidade (e não pela obesidade em si).
Assim como os seres humanos, os pets obesos desenvolvem vários outros problemas de saúde, como:
Diabetes, problemas respiratórios, sonolência, doenças ósseas, cardíacas, articulares, pancreatite, prisão de ventre, doenças hepáticas

O que eu posso fazer para evitar que meu pet fique obeso?

-O primeiro passo é ter a consciência que animal obeso não é saudável, pois como dissemos acima, obesidade pode gerar outros problemas de saúde.
-Aumente a quantidade de calorias gastas pelo pet praticando exercícios físicos, pois assim ajuda na queima de calorias.
-Dê uma alimentação adequada, com menor quantidade de caloria inserida, por exemplo, se seu pet está acima do peso, hoje no mercado existem produtos light ou procure a ajuda de um nutrólogo.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais notícias para uma vida melhor do seu pet? Clique aqui e leia mais matérias!

Quer saber mais curiosidade sobre cães? Clique aqui!

Somos a primeira Farmácia de Manipulação Veterinária de Campinas, certificada pelo MAPA – WhatsApp (19) 998227855